Pular para o conteúdo principal

ENGENHOSIDADE EM AÇÃO...EM 1959

A cultura Hot Rod norte-americana iniciou ainda na segunda guerra mundial (1939-1945), quando o esforço de guerra nos EUA concentrou todos os esforços do país na construção de aviões, tanques, navios e armas!!!! A matéria prima até então destinada aos carros, foi direcionada para a indústria armamentista, deixando os jovens de então com pouquíssimas condições de adquirir carros novos. A solução foi proporcionada pela engenhosidade de muitos, que começaram a juntar em ferro velhos, peças de diversos veículos para montar um que servisse aos seus propósitos, e que de preferência, fossem rápidos o bastante para garantir supremacia sobre os outros que também tinham seus projetos.
A cultura foi crescendo, se espalhando por todo o país, e dos Hot Rods surgiram as corridas, que viraram paixão nacional norte-americana. Hoje existem centenas de pistas de arrancada por toda a América, sustentadas por uma crescente indústria de peças que movimenta milhões e milhões de dólares ao ano!!!!
Em 1959 a NHRA - Nacional Hot Rod Association, em conjunto com  a Revista Hot Rod,( que completou 65 anos essa semana!!!) fez um filme mostrado o mundo dos Hot Rodders e das Drag Racing, onde a engenhosidade humana foi enaltecida!!!!
Esperamos que seus conhecimentos da lingua inglesa, sejam suficientes para acompanhar o vídeo, mas caso não sejam
,vale a pena assistir igual, pois o documentário de pouco menos de 30minutos, é maravilhoso....


Essa é uma época em que nós aqui do KmDoze, gostaríamos de ter vivido...os primórdios desse tipo de  automobilismo...

Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...