Pular para o conteúdo principal

UM DODGE BRASILEIRO DE NÍVEL INTERNACIONAL

De tempos em tempos, as facilidades da internet nos trazem algumas boas histórias, que merecem ser contadas e compartilhadas com o mundo. Um desses casos bons, está acontecendo agora mesmo, em Belém do Pará, no norte do Brasil, onde o administrador de empresas Daniel Tora, de 38 anos, está realizando um sonho antigo...
O Daniel abriu em 2007, uma empresa própria, a Tora Motorsports, com o objetivo de trabalhar com o que   gosta, ou seja, carros e motos. Lá, são feitas desde a lavagem até a chapeação de veículos, além de conserto e preparação de motocicletas de alta cilindrada, o xodó especial do empresário.
Pois bem, em 2009, o Tora adquiriu um Dodge Magnum ano 1979, em medianas condições, e na hora de definir se faria uma restauração nos padrões originais, ou uma modificação radical, optou pela segunda, decidido a criar um belo e diferenciado exemplar de Muscle Car, afinal o carro possuia motor V8  e câmbio manual de 4 marchas no assoalho.
Na mesma época, o Daniel teve acesso a uma miniatura em escala 1/24, da fabricante Maísto, representando um Dodge Charger RT 1968 norte-americano customizado, que lhe chamou tanto a atenção, que acabou virando a base do projeto de modificação do Magnum 79.
O primeiro passo, foi, com um paquímetro na mão, medir a miniatura, multiplicar os números e iniciar o projeto. O Magnum recebeu novas rabetas iguais aos do modelo Charger RT nacional até 78, modificação nas caixas de rodas dianteiras e traseiras, e o trabalho mais demorado, teve as laterais aumentadas para baixo na dianteira e traseira em 12 centímetros, tudo seguindo o modelo em miniatura. Os parachoques, que originalmente "abraçavam" o carro, foram diminuidos através de corte e re-solda. O tanque de combustível original foi retirado, e no porta- malas, sobre o eixo traseiro, foi instalado um tanque de pick-up Toyota Hilux, que permitiu a colocação do bocal de abastecimento na coluna traseira direita, num belo efeito.
A grade frontal, também sofreu modificação, com o deslocamento dos quatro faróis, mais para dentro, deixando uma aparência bem diferente... Na parte interna, foi reconstruído o painel, agora com nove instrumentos da linha Cronomac Carbon, e foi refeito o estofamento e forração.
A parte mecânica teve motor ajustado, instalado novos coletores de admissão e de escape, um novo carburador, cabos de vela e filtro de ar. Na hora de decidir qual roda usar no carro, o Tora teve muito trabalho, mas graças aos amigos, teve a possibilidade de experimentar vários modelos e tamanhos, até definir um conjunto de rodas aro 20 polegadas, com largura de 8,5 na dianteira e 10 polegadas na traseira.
O projeto deste Dodge, iniciado em 2009, ainda não está finalizado. Ainda faltam ajustes e a instalação de mais algumas peças, mas já temos várias fotos para mostrar.
O Daniel nos prometeu ir atualizando o projeto com novas fotos, assim que mais alterações forem sendo feitas, e ficamos ansiosos desde já por isso.

No slide show abaixo, fotos desde a chegada do carro, passando pela sua transformação, até as últimas recentemente tiradas. Acompanhe!!!!!


Comentários

  1. Obrigado pelas palavras..fico lisonjeado por mostrar esse trabalho que já vem de anos se concretizando..e chega na reta final de acabar e ganha um gas de ânimo desses..quem já fez uma restauração ou customização sabe que passamos por vários obstáculos materiais e emocionais,chegando ás vezes a pensar em desistir..mas tenho que certeza que esse ano ele estará nas ruas..prometo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente estou procurando palavras para descrever o quão lindo ficou.

      Não sei o que dizer.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vcs precisam ver o carro por si so. S3 nas fotos vcs acham lindo, precisam ver essa preciosidade pessoalmente. As fotos nao fazem jus ao carro. Ass: Eduardo Silva.

    ResponderExcluir
  4. QUEM SERA MAIS INÚTIL??O DONO QUE FEZ ESSA MODIFICAÇÃO RIDÍCULA OU QUEM FEZ A REPORTAGEM ELOGIANDO ISSO???FICOU ÓÓÓ...UMA BOSTA!!!!!

    ResponderExcluir
  5. NIVEL INTERNACIONAL????KKKKKKKKKKKKKKKKKKK BANDO DE BESTA!

    ResponderExcluir
  6. Esse idiota DESTRUIU um Dodge e ainda aparece um bando de RETARDADOS (incluindo quem fez a reportagem) elogiando essa MERDA que esse ARROMBADO fez com um Dodge Magnum. Menos um Dodge no mundo. Era mais fácil e mais barato comprar um Charger 69 do que fazer essa cagada e matar um Dodge.

    ResponderExcluir
  7. ao amigo "anônimo"que publicou os últimos três comentários, tenho pouca coisa a dizer, afinal, ele se escondeu atrás do anonimato para expôr sua humilde opinião.... e gente desse calibre não merece atenção, pois gostos, amores e cores, não se discutem....

    ResponderExcluir
  8. Alguém sabe onde comprar miniatura 1:24 do dogde dart brasileiro? Parabéns pela trabalho no Magnum, ficou excelente.

    ResponderExcluir
  9. Foi ousado e gostei muito. Inclusive, tentei entrar em contato com o Daniel, mas, infelizmente, não se encontrava na loja. Vou ver se ele responde por aqui. E, enquanto aos “puristas”, ridículo é o comportamento de vocês que vieram com baixaria aqui. Não investiram um parafuso no carro e vieram com pedras nas mãos. Quiçá, nem um uno com escadinha no teto têm (com todo respeito aos proprietários deste modelo da Fiat).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

JEEP WILLYS 42 REPAGINADO PARA O SÉCULO XXI

Deividi Nardi, de Passo Fundo, RS, é engenheiro mecânico e o responsável por esse super Jeep. Nardi gosta do “42” e quis construir um 4x4 com aspecto similar, mas com conforto diferenciado.   Na mecânica, o objetivo foi ter um conjunto misto, com suspensão macia, e estável, mas com longo curso (65 cm), resultando em um 4x4 para uso versátil.  O projeto começou em 1998, quando Nardi comprou o chassis e eixos de um CJ5 1980.“Reforcei o chassis, adaptei a carroceria do Jeep 1942, eixos, caixa Clark da Ford F-1000, feixes de mola do Toyota  Bandeirante e motor GM Opala 4.100 turbinado (300 cv)”, explicou. Em 2000, o dono resolveu reformá-lo, trocando toda a lataria por peças novas de aço do modelo 42.  Nardi construiu uma suspensão four-link com um sistema com cilindros hidráulicos de 80 cm de curso e acumuladores de nitrogênio. Como queria rodar no asfalto, fez uma nova reforma, trocando o motor e caixa, instalando um V6 e a caixa manual de 5 marchas ...