Pular para o conteúdo principal

BURT MUNRO - O TRIBUTO A UM MITO DO MOTOCICLISMO!!!!

Se você, amigo leitor, não conhece a história do motociclista neo-zelandês Herbert Burt Munro, sugiro que tire um tempo e dê uma olhada na história de vida deste incrível cidadão, que com uma motocicleta Indian Scout de 1920, bateu vários recordes mundiais de velocidade, na década de 60 do século passado.
Trabalhando em uma modesta garagem caseira na cidade de Invercargill, na Nova Zelândia, Burt passou vinte anos modificando completamente a Indian Scout 1920, que lhe deu o primeiro recorde de velocidade em 1938, ao qual se seguiram outros sete!!!
Burt Munro tinha um sonho, e fez tudo para realizá-lo: queria correr em Bonneville, a planície desértica de sal norte-americana, e foi alí que obteve três dos seus recordes. Em 1962, estabeleceu, com sua moto com motor de 850 cilindradas, a marca mundial de 270 km/h. Em 1966 marcou 288km/h, e no ano seguinte, correu com um motor de 950 cilindradas que lhe garantiu a velocidade de 295 km/h. Na qualificação, fez um percurso em sentido único marcando quase 306 km/h, considerado até hoje a maior velocidade oficial cronometrada,  com uma Indian!!!
Burt faleceu aos 78 anos de idade, em 1978, e no ano de 2006, foi incluido no hall da fama da AMA - American Motorcicle Association, logo depois da estreia de um filme contando sua trajetória de vida, chamado "The World's Fastest Indian", ( no Brasil, chama-se "Desafiando os Limites") estrelado pelo ator Anthony Hopkins
O fabricante Indian Motorcycle Company, existe desde 1901, e em 2011 foi adquirido pelo grupo Polaris, famoso fabricante de snowmobiles. Para reentrar no mercado mundial, criou um novo motor, cuja campanha publicitária foi feita em cima da história de Burt Munro. Assista ao vídeo: um outro vídeo, mostrando o trabalho da produção, também vale a pena ver...

Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...