Pular para o conteúdo principal

FIVA DIVULGOU DADOS SOBRE ANTIGOMOBILISMO EUROPEU

FBVA marcou presença no evento em que a FIVA apresentou resultados de pesquisa sobre o mercado do antigomobilismo na Europa


Em 14 de outubro passado, o Presidente da FBVA, Roberto Suga, esteve em Budapeste, na Hungria, e acompanhou a apresentação em que a FIVA, histórica organização global que organiza o antigomobilismo, fez de suas principais conclusões sobre seu maior projeto de pesquisa até o momento, em uma reunião com a participação de membros do Parlamento Europeu, e representantes da Comissão Europeia e do Conselho, e que marcou o re-estabelecimento no Parlamento Europeu,  do Grupo de Veículos Históricos, presidido por Bernd Lange, para o mandato de 2014 a 2019. A FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos,  é a autoridade que representa a FIVA - Federação Internacional de Veículos Antigos, no Brasil.
 
A pesquisa foi realizada em 2014 e reuniu dados de 20.000 proprietários de veículos históricos, 1.500 clubes e 1.000 empresas em 15 países  membros da União Europeia.
 
A pesquisa mostrou que o movimento do mercado de veículos históricos é crescente, mas que os clubes enfrentam desafios criados pela  dificuldade em encontrar bons candidatos para substituir os membros da diretoria e do conselho, enquanto as empresas especializadas estão preocupadas com a falta de mão de obra qualificada para manter seus negócios,  no futuro.
 
O resultado reforçou pesquisas anteriores,  que mostram que o uso de veículos históricos é limitado, seletivo, e quase nunca como um meio de transporte diário. Cerca de 60% dos carros históricos percorrem menos de 1.000 km por ano, enquanto a porcentagem é ainda maior em motocicletas e veículos comerciais históricos.
 
A pesquisa mostrou que os proprietários gastam anualmente, em média 3.800 Euros em restauração, aquisição de peças e acessórios, manutenção e reparos, e forneceu uma estimativa muito conservadora quanto ao montante movimentado pelo mercado de veículos históricos, avaliando em 5,5 bilhões de Euros por ano, e também, que oferecem entre 100.000 a 140.000 postos de trabalho. No entanto, as empresas são predominantemente pequenas, e apresentam problemas de longevidade.  A FIVA, portanto, busca apoio das instituições da União Europeia, para os programas de aprendizagem e de formação para o desenvolvimento de competências e criação de postos de trabalho na área.
 
A pesquisa revelou ainda, que 57% dos clubes de veículos históricos organizam ou participam de eventos de vários dias,  além de suas fronteiras. Tais eventos contribuem consideravelmente para o setor turístico europeu, resultando em pelo menos 2.000 novos postos de trabalho. Interessante também,  é que 44% dos clubes contribuem para instituições de caridade, por exemplo, na forma de um passeio com as pessoas com deficiência ou com doenças graves.

(na esquerda da foto), Presidente do ACVA - Auto Club Veículos Antigos de Passo Fundo, Carlos Nino Feijó, quando recebia o Certificado de Filiação da entidade, à FBVA, presidida pelo antigo-mobilista Roberto Suga(direita). 

(editado do original da)Assessoria de Imprensa
Federação Brasileira de Veículos Antigos

Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...