Pular para o conteúdo principal

A BUSCA PELO PRIMEIRO OPALA SS

Aqui em Passo Fundo, reside uma família muito conhecida a nível nacional, pela coleção de carros antigos que possui, e que concentra uma grande quantidade de Chevrolets Opala, de vários anos e modelos, tendo por destaque, os famosos SS, sonho de consumo de várias gerações.
Os Graeff, capitaneados pelo seu Oscar, o pai, tem como menbros da segunda geração o Luís Oscar, o Luís Fernando e o Luís Eduard, assim mesmo, sem o “o” no final. Depois deles, já vem a terceira leva, onde os netos também são apaixonados pelos antigos, principalmente(que novidade!!) pelos Opalas…Conversando com o filho do meio, o Luis Fernando, nos contou o seguinte:
“Ocorre que esse nosso gosto por Opalas e em especial os modelos  SS, começou quando meu pai adquiriu em 23 de Dezembro de 1970, um Opala SS 6 cilindros 1971 Prata Inca, igual ao da foto abaixo:
O Graeff prosseguiu contando:
“este auto ficou na nossa familia, até meados de 1979, quando foi vendido. A algum tempo atrás,depois de já termos vários outros Opalas, resolvemos tentar encontrar e recomprar aquele primeiro SS. Seguimos algumas pistas para resgatá-lo, mas terminamos por concluir, ao nosso ver, que o Opala 71 foi sucateado sem que tenha sido dado baixa nos documentos, visto que a ultima pista nos dava uma informação do último registro em 04/02/81 com a placa GG 0111,e  esse registro foi desativado em 2003,e a pessoa que era o proprietário na época não se lembrou pra quem vendeu o SS.
1971-chevrolet-opala-ss-4100
Na tentativa de colaborar com essa verdadeira “Busca ao Santo Graal” da família Graeff, estamos publicando este post,e inclusive temos o  número do chassis, que é  51769AB107645. Quem sabe  conseguimos alguma pista, pois pode ser que ele tenha sido transferido e registrado em outro estado antes da entrada em vigor do RENAVAN.
Uma das tentativas recentes que infelizmente não deu certo nesta busca, levou os Graeff a contatar um colecionador de Minas Gerais, que tem um cadastro muito especial, que vem atualizando a anos,e no qual constam a maioria dos SS ainda em circulação pelo Brasil.
O colecionador Marcelo Lima de Almeida Monteiro não conseguiu localizar o primeiro SS do seu Oscar Graeff, mas informa que iniciou um estudo sobre os Opalas e Caravans SS já a alguns anos e que acabou se transformando em um cadastro com fotos de todos os modelos legítimos de 1971 a 1980.
Atualmente o cadastro já está com 466 SS legítimos cadastrados pelo chassi, desses 466, 378 são SS4 e 88 são de fábrica SS6.
Recentemente apareceu até um SS6 81 de chassi 5R87HAB e número de
série baixíssimo!
O Marcelo Monteiro tambem cadastra outros modelos, inclusive possui alguns autos antigos,da linha GM como um Comodoro Cupê Azul Clássico 1976 a muitos anos na família, mas isso já é outra história. A seguir, seu Oscar, os filhos Luís Oscar, Luís Fernando, Luís Eduard e o neto Leonardo, num momento de descontração…
untitled
Se você amigo leitor, souber de alguma informação que possa levar a localização deste raro SS 71 Prata Inca, por favor não se acanhe em deixar seu recado nos comentários do post…



Comentários

  1. olha, tenho um opala 1977 cambio em cima, preto, com ar condicionado.
    detalhe: placas pretas. Acho que o seu Graeff já conheçe, não?

    se servir este para aplacar a dor sentida pela perda do outro, posso vende-lo.

    abraços
    Leonardo - 99386728

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos !

    Tenho o prazer de conhecer essa família que tem paixão por antigos e em especial pelos Opalas .Gente finíssima os Graeff.

    Também tenho a mesma paixão, porém fui Opalero desde guri e mesmo admirando ainda essas jóias....parti para os V8 que também merecem o nosso respeito !

    Mas deixa eu falar do SS : Acho que se este da foto for o que eu vi no Museu de Canela há anos atrás....... Tenho a honra de dizer que passou em nossas mãos na época em que eram maravilhosos, porém ainda não eram tão raros como hoje. Tirado OK na Burlamaque pelo Sr. Casanova aqui de N. Prata que depois de falecido, permaneceu na família até resolvido o inventário. Depois passou por nós e foi vendido para Caxias do Sul, onde a última vez que eu o vi.....estava em Canela no museu.

    Missão delicada a dos amigos, mas não impossivel... Se souber de algo com certeza entro em contato.

    Grande abraço e fiquem com Deus.

    Ari Peruzzo
    email: peruzzoveiculos@netprata.com.br
    Nova Prata R/S

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, as fotos dos Opalas ai do post, não são do carro procurado pelos Graeff. São modelos similares, e inclusive um deles é de uma coleção de São Marcos...mas valem para ajudar aos leigos a identificar o que devem procurar!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Conheçco uma pessoa que tem um SS71 prata inca. Entre em contato.
    Fone (( 19 )) 3229-2788 e 3396-5139.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...