Páginas

13 de jun. de 2011

O RONCO FANTÁSTICO DE UM CAMPEÃO DE LE MANS

Esta semana, recebemos do nosso leitor mirim Fernando Brambilla Graeff( 11 anos) o link de um vídeo que contém um carro espetacular, que sumiu do automobilismo após ter sido banido dos autódromos.
Trata-se do legendário Mazda 787B, que venceu em 1991, a prova das 24 horas de Le Mans. Ouça o motor Wankel de 4 rotores com 900 hp, em funcionamento…

O Mazda 787B foi um  Sport Protótipo da Mazda, sendo o  primeiro veiculo de competição utilizando um motor Wankel com 4 rotores, em primeira partipação na 24 Horas de Le Mans e venceu a etapa de 1991. Após a sua vitória foi banido da competicão.
O desenho inicial do 787B foi uma evolução do modelo 767 e 767B, que haviam sido usados pela Mazda em 1988 e 1989.Muitos elementos da mecanica do 767 foram aproveitados, pelo designer  Nigel Stroud,para o 787,mas com notaveis exceções.A principal foi no motor do 767 que era um Wankel rotativo 13J, substituido por um R26B. O R26B possuia alguns elementos quase identicos ao do 13J,tais como layout e deslocamento,porém novos elementos,  como o consumo continuamente variado e três velas por rotor ao ínves de duas.Isso lhe concedeu uma potência máxima de 900 hp(670 kW), que foi limitada para 700 hp durante corridas muito longas.A caixa de velocidades de 5 marchas da Porsche foi mantida. Outras modificações em relação ao desenho dos 787 incluem a relocalização dos radiadores, que inicialmente localizavam-se ao lado do cockpit,no 767,e passaram a ser integrados na ponta frontal do 787.
O carro original, número 55 vencedor de Le Mans, foi reconstruído em 1991, e de lá para cá permanece numa coleção particular.
Obrigado ao Fernandinho, pelo link…continue pesquisando e nos enviando seus achados!!!!

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir