Páginas

13 de ago. de 2012

SANTA MATILDE 4.1 CONVERSÍVEL 1986

Na nossa modesta opinião, um dos mais belos veículos especiais já fabricados no Brasil, chama-se Santa Matilde 4.1. O carro, fabricado entre 1978 e 1988 pela Companhia Industrial Santa Matilde, no interior do Rio de Janeiro, foi projetado em uma época em que as importações de carros estavam proibidas pelo governo federal.
Na época, um dos diretores da  CISM, Dr. Humberto Pimentel, resolveu adquirir um esportivo nacional, e segundo dizem a fila de espera  pela Puma GTB na época, era enorme, o que fez com que ele resolvesse criar o seu próprio carro. Possuía a industria e o maquinário , chamou profissionais da área, e iniciou o projeto de um veículo 2+2 de motor dianteiro e tração traseira,com carroceria em fibra de vidro nos modelos hatchback, coupê e conversível. Parece que na época, queriam utilizar a mecânica da Alfa Romeu 2.300 no projeto, mas o fabricante do motor não aceitou, e a mecânica GM 6 cilindros foi a opção adotada!!!!
O preço do carro na época de seu lançamento acabou ficando bastante elevado, o que contribuiu para que os números de produção nunca atingissem altos patamares.
Em 1988 a Companhia Industrial Santa Matilde, que produzia como item principal vagões de trem e outros componentes ferroviários, acabou fechada. Em 1997 houve uma tentativa de reabertura que resultou infrutífera, e hoje só nos resta torcer para encontrar nas ruas e encontros de antigos, algum exemplar remanescente desta bela máquina.
Aqui em Passo Fundo, existem ainda alguns  SM 4.1, e conseguimos acesso a um deles, um modelo 1986 branco, conversível, que pertence desde o início do ano de 2000, ao empresário Sérgio Moacir Potrich.
A SM do Potrich, tem originais 86 mil kms rodados, possui ainda em impecável estado a capota de lona e também a de fibra de vidro, e de não original no carro, estão instalados pedaleiras e um volante esportivo, além do toca CD, mas as peças originais, estão bem guardadas, tendo inclusive dois volantes, um prata e um preto.
As outras fotos, mostram detalhes e outros ângulos desta belíssima máquina, que neste de ano 2012, saiu da garagem uma vez em janeiro e outra esta semana, para a sessão de fotos aqui do KmDoze...
















Segundo o Sérgio Potrich, a manutenção do carro é bastante simples, por utilizar a tradicional e confiável mecânica GM 4.100, enquanto peças como maçanetas, botões de acionamento e diversos acabamentos terem origem em carros como o Volkswagen Passat e o Ford Del Rey.
Dizem alguns entendidos que até hoje, se conseguem originais, peças de fibra da carroceria, porque um ex-funcionário da fábrica Santa Matilde ainda teria em uso os moldes originais...esta informação, não confirmamos, mas é bom poder pensar que em caso de necessidade estes belíssimos carros podem ser recuperados!!!!!

8 comentários:

  1. bom dia,,,pergunto se esta a venda,fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  2. bom dia,,,pergunto se esta a venda,fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento, não!!! O Potrich tem um amor especial pelo modelo!!!

      Excluir
  3. Gostaria de saber se este veiculo esta a venda pq achei um anuncio na olx com estas fotos.

    ResponderExcluir
  4. Também vi o anúncio, o cara atendeu a ligação e confirmou que está com o carro em Itapema - SC. Tem cada um mesmo..

    ResponderExcluir
  5. Mas acho que tem um golpe com essa foto na net foi postada em livramento por 23,500 reais!!!

    ResponderExcluir