Pular para o conteúdo principal

CUIDADO EXTREMO AO DIRIGIR NA CHUVA!!!

Com o começo do verão, começam as chuvas. E as primeiras chuvas são as mais perigosas,  principalmente para quem está de carro…
Por causa do tempo seco, o asfalto acaba ficando ainda mais impermeável. A água, que não tem para onde ir, forma uma perigosa lâmina sobre o piso. E é aí que mora o perigo.
Os pneus do seu carro também servem para dispersar a água, ao mesmo tempo que mantém o veículo grudado no solo. Mas para os pneus funcionarem exatamente como devem, o motorista precisa pegar leve na velocidade quando o chão está molhado.
E não tem muito segredo: é só tirar o pé do acelerador e respeitar os limites do bom senso. Com uma redução de meros 10 km/h em uma via com limite de 60 km/h, o carro ganha muito mais aderência em situações de pista molhada. Fora que fica mais fácil frear se algum imprevisto surgir.
Por isso, quando caírem os primeiros pingos do céu, lembre-se: os pneus precisam de uma margem de segurança para trabalhar quando o solo está impermeável. Reduza um pouquinho a velocidade e rode mais seguro.
Olha o vídeo ai, uma pequena amostra do temporal ocorrido dia 28 de dezembro de 2010, na cidade gaúcha de  Erechim. Em pouco mais de cinco minutos de chuva, as vias ficaram intransitáveis, e para quem estava no volante, a visão, era essa:



Outra coisa:  se você estiver dirigindo na chuva, e encontrar a aquela mal falada lâmina d’agua sobre a pista, e seu carro destracionar, se esforce pra não tirar o pé do acelerador!!! É um movimento automático, de recolher o pé, mas pode te jogar com carro e tudo prá fora da estrada!!!! Tente ficar com a mesma aceleração, ou reduzir muito lentamente a pressão no pedal. nunca tire de uma vez, e principalmente, nunca freie!!!! O veículo em movimento pode destracionar, jogar pro lado, mas vai voltar a firmar na pista em seguida, e se você tirou o pé ou freiou, ou esterçou o volante, vai ser pior a emenda, do que o soneto!!!!


Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...