Pular para o conteúdo principal

Kart: Divulgado o RNK para 2011. Confira as principais mudanças

 



A CBA começa a se movimentar de forma muito rápida para a temporada 2011 e nesta segunda-feira (3) a entidade divulgou o Regulamento Nacional de Kart (RNK), que regerá todas as competições do kartismo brasileiro neste novo ano.
E o RNK chega com algumas mudanças significativas.


IDADES - A primeira delas é que a partir deste ano cada categoria terá uma nova forma de definir a idade de cada piloto, como por exemplo, a Mirim, onde poderão competir apenas pilotos que nasceram entre 2003 e 2005 e que tenham seis anos completos. Na Cadete os pilotos terão que ter nascido entre 2000 e 2003 e terão que ter pelo menos oito anos completos, enquanto que na Júnior Menor os competidores deverão ter sua data de nascimento entre 1998 a 2000.
Os da Júnior terão que ter nascido entre 1997 e 1998 e os Novatos entre 1986 a 1997. Nesta mesma linha, os Graduados terão que ter nascido antes de 1997 e os Sêniores antes de 1986. E os PKI (Pilotos de Kart Indoor), categoria que aparece pela primeira vez no RNK, terão que ter nascido antes de 1997.
Anualmente, a partir de 2012, os intervalos serão atualizados, mantendo-se a mesma proporção de idades.
EIXOS – Outra mudança importante chega nas categorias Mirim, Cadete e Super Cadete, que passarão a usar eixo com espessura mínima de 3,8mm (com peso mínimo determinado e marca do fabricante do chassis), abandonando assim os de 2,5mm. Uma das motivações para esta mudança seguramente passa por alguns “rompimentos” dos eixos de 2,5 em 2010 e também pelo fato de que estas categorias eram as únicas que não enquadravam seus eixos no que determinava a CIK/FIA.
O objetivo, segundo a CNK, é dar maior segurança, equilíbrio e competitividade à categoria.
APROXIMAÇÃO – A Júnior e a Sênior A deverão ficar mais próximas da Graduados em 2011 em termos de regulamento técnico.
A Júnior poderá a utilizar eixos de 50 mm e estará liberada para efetuar regulagens de cáster e câmber. Já a Sênior A teve a liberação de uso dos eixos de 50 mm.
CUBOS – Em 2011 haverá restrição quanto ao uso de cubos, uma medida que buscará redução de custos. A partir de agora, todas as categorias – exceto a Graduados e a Shifter – poderão usar apenas cubos de 75 mm ou 90 mm, peças que deverão ter ainda a marca do fabricante de chassi homologado.
SUDAM E SUDAM JÚNIOR – Por fim, mas não menos importante, voltam à cena as categorias Sudam e Sudam Júnior, recriadas em um primeiro momento para fortalecer o Sul-Americano, que será disputado no Velopark provavelmente em maio e para o qual o regulamento deverá ser publicado ainda em janeiro.
Em um segundo momento, a volta da Sudam e Sudam Júnior servirá para preparar o piloto que visa competir no kartismo europeu.
HOMOLOGAÇÃO – Segundo Rubens Gatti, presidente da CNK, com quem conversamos agora pela manhã, a homologação de chassi passará a ter um novo conceito em 2011. A partir de agora o fabricante homologará o chassi como um todo, por inteiro, e não mais aos poucos, como era anteriormente. Isto significa que “da roda para dentro” o chassi será homologado de uma vez só.
Ainda segundo Gatti, o chassi CRG poderá em 2011 - bem como todos os demais homologados CIK/ FIA - participar de provas nos campeonatos onde as Sudam e Sudam Júnior façam parte, tais como o Sul-Americano – que em 2011 se chamará Copa Codasur – e Brasileiro e Copa Brasil, inicialmente as competições onde estas categorias estão garantidas. E também de competições regionais ou estaduais onde o regulamento preveja sua a participação.
CUSTOS - O principal objetivo da CBA – redução de custos – passa a ter maior eficácia em 2011, segundo Gatti. De acordo com o dirigente, a padronização de peças, como eixo e cubos, deverá diminuir os custos para os pilotos.
Apenas poderão ser usados eixos e cubos com a marca do fabricante de chassi estampada, estes agora os responsáveis pelas peças. Isto, agregado ao fato de que tais peças serão fabricadas em maior quantidade, deverá diminuir os custos da própria peça. Outro motivo para os custos ficarem reduzidos é a conseqüente proibição aos competidores de usar as mais diversas opções existentes no mercado nacional e internacional.
DOWNLOAD - Faça o download do RNK 2011 e de seus três anexos.


Fonte:kartgaucho


Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...