Pular para o conteúdo principal

As montadoras e suas logomarcas

Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de identificação das marcas. A maioria deles traz embutido diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos aficionados por carros.
Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final do século passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos.
Veja o significado dos que mais ficaram marcados na história do automóvel:
Audi - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.
Alfa Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.
BMW - Representa uma hélice de avião, nas cores azuis e pretas. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).
Cadillac - Marca famosa da General Motors, o seu emblema é derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da empresa. Desperta muita admiração no mundo todo, com sua grinalda de plumas – um verdadeiro clássico!
Chevrolet - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.
Chrysler - A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia desta montadora norte-americana. A logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50.
Citroën - Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como "Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador desta tradicional marca francesa.
Ferrari - O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.
Fiat - A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Por algum tempo as 4 letras foram substituídas por 4 barras inclinadas (brancas ou cromadas) mas, atualmente, o símbolo remonta aos primeiros veículos fabricados pela Fiat.
Ford - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.
Lamborghini - O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que alguns carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.
Maserati - O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati. Hoje, simboliza uma das mais cultuadas linhas de automóveis esportivos de todo o mundo.
Mercedes-Benz - A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e ar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.
Mitsubishi - Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi", diamante.
Nissan - Originalmente possuia uma moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representa a luz do sol e a sinceridade), uma referência ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Hoje utiliza uma versão estilizada, somente em tons de cinza. Nissan significa "irmão mais velho".
Peugeot - O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.
Porsche - São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.
Renault - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, era dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
Rolls Royce - Os dois "R" do logotipo eram originalmente estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
Saab - A sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
Subaru - É a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. Na língua japonesa, Subaru tem o significado de "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.
Volkswagen - Um dos mais familiares símbolos entre as marcas de veículos, este círculo envolve um "V" e um "W", iniciais de volks (em alemão: povo) e wagen (vagão, veículo), ou seja: carro do povo, ou popular, já naquela época!
Volvo - O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa. Esse símbolo era usado pelos alquimistas para representar o metal, uma alusão que a Volvo fez à durabilidade dos seus veículos.

maxicar.com.br



Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...