Pular para o conteúdo principal

Ford Model “A” Speedster–83 anos com fôlego invejável!!!!

     Uma das grandes atrações do Speed Day realizado pelo Autoclub Veículos Antigos de Passo Fundo, no Autódromo Internacional de Guaporé, no sábado 28 de janeiro de 2012, foi o Ford Model "A" 1929 Speedster, pertencente ao antigomobilista Oscar Graeff.

280120121345

     O Speedster foi adquirido em Carazinho, cidade próxima a Passo Fundo, no inicio da década de 90, em conjunto com um pacote de peças e outros acessórios de  Model "A" , que pertenciam a um antigo mecanico da Ford que morava naquela cidade.
     Quem nos conta a história do 29 , é um dos filhos do seu Oscar, o Luís Fernando, que esteve envolvido em todo o  processo de restauração:  “Em estado deplorável, por alguns anos o carro ficou em um galpão( apelidado de necrotério) em nossa propriedade, sem termos certeza de que realmente se tratava aquele Ford , do qual  "faltavam os pedaços",  como certa vez um amigo ao ver o carro,comentou”.
“Passados vários anos ,já  com o advento da internet , fomos descobrir que se tratava de um Speedster, e  a partir dai começamos a olhar àquela "coisa' com outros olhos, terminando em 2005, a restauração do "bólido".

280120121348

     Para  surpresa dos restauradores , a parte de motor e caixa do auto, só foram abertas e fechadas, com novas juntas e óleo,  pois se encontravam em impecável estado, apesar dos anos de esquecimento!!!! A sorte do veículo foi sempre ter sido  mantido tanto pelos Graeff quanto  pelo antigo proprietário, em local coberto, o que favorece a conservação destes componentes.

280120121350

     O auto, portanto um Ford Model "A" Speedster ano 1929, possui mecanica original , com motor 4 cilindros e válvulas no bloco, desenvolvendo 40 HP, carburador Zenith de fluxo ascendente, cambio “seco” de 3 velocidades , instalação elétrica 6 volts e freios a varão originais. Também  esta equipado com rodas aro 19 de Ford 1931 e Pneus 5.50 X 19, mais largos dos que originalmente vinham no   carro de linha( 4.50 x 21);  possui tanque auxiliar de gasolina de 30 litros e baú porta ferramentas e apetrechos de madeira de lei. Também está equipado com macaco, manivela e bomba de ar( da marca Dunlop), esta última usada tanto para encher pneus,  como para transferência de combustivel do tanque auxiliar.

imagens celular novo (41)

     Cabe salientar que 85% do processo de restauração do Ford Model “A” Speedster 1929,  foi realizado na oficina localizada na  propriedade rural da família Graeff, pelo Luís Fernando  e por seu pai Sr. Oscar Graeff, proprietário do carro, durante os intervalos das lidas da lavoura de soja.
     Um fato engraçado ocorreu durante o Speed Day de Guaporé, pois nós aqui do KmDoze, queríamos filmar o Speedster em ação, e fomos para a caçamba de uma pick up que entrou na pista dirigida por outro filho do seu Oscar, o Piti Graeff. Além de nós,  também estava na pick-up o amigo e fotógrafo profissional Getúlio , da GTL Eventos de Passo Fundo.
     Pois bem, o Piti acelerava para ficar na frente do Speedster e proporcionar uma boa filmagem, mas o Luís Fernando Graeff, ao volante da baratinha, não poupou a relíquia e acelerou fundo, ultrapassando-nos por diversas vezes, causando tombos diversos tanto no Getúlio quanto na gente!!!!
     O vídeo em sí, acabou ficando terrível, com ruído do vento, tomadas erradas, o Getúlio caindo para um lado e para o outro,  mas dadas as circunstâncias, está aqui, sem edição:



     O Speedster chama a atenção aonde passa, e deve continuar ainda por muito tempo com fôlego de novo, apesar dos seus 83 anos de vida!!!!!


Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...