Pular para o conteúdo principal

Carteira para menores de idade na Arrancada

     O CDA (Código Desportivo de Automobilismo) é a lei que rege todo o automobilismo no Brasil. Campeonatos e regulamentos devem ser criados e disputados respeitando tudo o que está escrito no código.  Nos últimos anos, a Arrancada ficou esquecida no CDA, e era possível ver apenas algumas linhas com uma breve descrição do esporte.
    Com o empenho de pessoas dispostas a viabilizar a Arrancada no Brasil, aos poucos, isto está mudando! Até o ano de 2012, os jovens que quisessem disputar as provas de Arrancada poderiam andar apenas nas categorias Dragster Jr, ficando impedidos de participar de categorias com veículos de tursimo, já que até então, não existia nenhum tipo de graduação na carteira de piloto de Arrancada, e era exigido a carteira de motorista para a filiação.
      Diante desta situação, Fabio Felix Pascoal, Diretor do Departamento de Arrancada da Federação Paulista de Automobilismo (FASP), solicitou algumas mudanças nas linhas do CDA, que foram atendidas pelo presidente do CONAR (Comissão Nacional de Arrancada), Sr Carlos de Deus e teve também o apoio de Waldner Dadai, presidente da Comissão Nacional de Velocidade da CBA.
      A partir de 2013, existirá a Carteira PNA (Piloto Novato de Arrancada), e com isso, pilotos com pelo menos 16 anos de idade poderão participar de categorias de veículos de turismo desde as categorias menores até a Dianteira Turbo C! Essa é uma grande conquista para a Arrancada Brasileira, pois a modalidade, diferente de outras categorias do automobilismo, é carente em categoria de base para a formação de novos pilotos.
   Segue abaixo trecho retirado do CDA 2013:
 SEÇÃO X – DOS PILOTOS DE ARRANCADA E DRIFTING
 Art. 33 – Para participação em provas de Arrancada e Drifting será exigida a Licença de Piloto de Arrancada – PAR, idade mínima de 18 anos por ocasião da emissão da licença e ser portador de carteira nacional de habilitação – CNH.
 33.1 – Para a participação em provas de arrancada com veículos de turismo até no máximo a categoria “Turbo C” do Regulamento Técnico do Campeonato Brasileiro ou similar, será permitida a licença de Piloto Novato de Arrancada – PNA com idade mínima de 16 anos por ocasião da emissão da licença.

Fonte:dragsterbrasil.com





-->

Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...