O vídeo apresenta uma análise crítica e econômica sobre a adoção de carros elétricos em países de dimensões continentais, como o Brasil, por meio da perspectiva de Sérgio Habib.
Desafios dos Carros Elétricos em Países Continentais
Habib argumenta que o crescimento de carros elétricos está em queda ou estagnado em países continentais, como Canadá e Austrália (cerca de 6% do mercado) e Índia (4%), pois a infraestrutura de recarga é insuficiente para viagens longas.
Experiência de Usuário: Ele compartilha histórias de pessoas que tiveram experiências negativas com carros elétricos em viagens, citando problemas como a falta de postos de carregamento em hotéis e a demora excessiva para carregar (cargas lentas em shoppings), que podem deixar o motorista sem o veículo por horas.
Falhas de Infraestrutura: Menciona o caso de carregadores Tesla quebrados em Miami e a venda de toda a frota de Teslas pela locadora Hertz, pois os clientes não demonstravam interesse em alugar carros elétricos.
Economia da Infraestrutura de Recarga
Habib também discute o custo de se construir uma rede de carregamento:
Prejuízo na Europa: Na Europa, empresas que investiram em postos de carregamento em autoestradas estão perdendo dinheiro. Uma empresa com 350 postos na Europa, que faturou 70 milhões de euros em um ano, teve um prejuízo de 35 milhões de euros (perda de 50% do faturamento), após contabilizar custos fixos (aluguel, depreciação, juros) e a necessidade de ter funcionários 24 horas por dia.
Cenário Brasileiro: O Brasil, com uma taxa Selic (juros) de 15%, é ainda menos propício para investimentos em infraestrutura de recarga, que resultariam em prejuízo. Além disso, o país tem alternativas energéticas como petróleo e etanol, o que diminui o interesse político e a necessidade de grandes incentivos fiscais para carros elétricos.
Em resumo, a análise conclui que, exceto pela China (que é um caso atípico), nenhum país continental viu o carro elétrico ultrapassar 10% de participação de mercado, sendo a falta de infraestrutura de carregamento para viagens longas o principal entrave.
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