Páginas

9 de mar. de 2011

OS VERDADEIROS OPALAS SS BRASILEIROS

Este assunto, ainda vai ser dissecado por nós aqui no blog, com a ajuda de pessoal abalizado,  dentro de alguns dias, mas temos que apresentar a vocês, amigos leitores, o mineiro de Belo Horizonte, Marcelo Lima de Almeida Monteiro.
O Marcelo, antigomobilista de carteirinha, resolveu há alguns anos, fazer um cadastro, para tentar localizar todos os Opalas e Caravans legitimamente modelo SS fabricados pela General Motors do Brasil, desde o inicio da década de 70 até o encerramento da produção desta linha.
Este trabalho de formiga, coletando uma informação aqui, uma foto alí, um número de chassis acolá, está rendendo bons frutos, e já tem sido consultado por colecionadores de todo o país, em busca de comprovação de que algum carro encontrado por eles, ou à venda, é realmente um Opala SS ou Caravan SS, hoje verdadeiras jóias da coroa. Acompanhe no gráfico abaixo, os legítimos SS já cadastrados pelo Marcelo Monteiro….
Cadastro dos SS - Gráfico
O Marcelo coloca no cadastro, foto, número de chassis, placa e outras informações pertinentes ao carro. Temos esta tabela pra ajudar a ver quantos modelos e de cada ano, ele já cadastrou:
Cadastro dos SS - Tabela
Perguntando, a gente descobre coisas interessantes, e nós do KmDoze somos loucos de curiosos, então questionamos o Marcelo sobre essa sua paixão, de onde surgiu, como começou o cadastro, e ele responde:
“Faço cadastros de diversos automóveis que estão no Brasil, já a um bom tempo, antes era por foto, depois passou a ser por placa, e hoje é por chassi..
A minha paixão pelos automóveis é de família, o que me motiva fazer esses cadastros é poder aprender a fundo como era a produção, quais eram os modelos disponíveis e as suas opções de cores, motores, pneus, etc.
Não sei se já posso ser considerado um colecionador, mas possuo três carros antigos, todos eles foram herança do meu pai e do meu avô e estão na minha família desde quando eram praticamente zero Km.
O primeiro herdei  em 2002, um Comodoro Cupê 1976 Azul Clássico, que foi o último dos vários Opalas que meu pai teve, foi tambem o primeiro carro que andei na vida, saindo nele da maternidade, no colo da minha avó. Tem a foto para provar…”
Opala azul
O Marcelo continua contando: “Em 2007, com o falecimento do meu avô, herdei um Dodge Dart De Luxo Cupê 1977 Branco Valência, e tambem um Ford Galaxie, modelo Two-Door Club Sedan 1960, Corinthian White.
O Dart, meu avô comprou em dezembro de 1979, com apenas dois anos de uso, e para comprá-lo ele vendeu um Dart Cupê 74 Bronze Castanho Brilhante Metálico com teto de vinil preto.
O Galaxie americano 1960 foi comprado bem antes, em 1967,pois  sempre que meu avô o via em Belo Horizonte, ficava namorando o carro, até que o antigo dono resolveu vende-lo para adquirir o recém lançado Galaxie nacional.



Voltando ao assunto do Cadastro dos SS, o Marcelo Monteiro cita que “ ainda faltam muitos carros para serem cadastrados, muitas vezes o dificil não é achar um exemplar raro e sim conseguir a placa ou chassi dele. É um estudo sem fim, aos poucos vai ficando mais rico e cada vez mais interessante, acabei me viciando nisso, se tornou um lazer e tambem faço muitas amizades.”
De nossa parte, desejamos muito sucesso nessa empreitada, e que ele continue mantendo o Dodge e o Opala impecáveis, como aparecem nas fotos do slide show ai de cima. Outra coisa, se alguém precisar contatar o Marcelo Lima de Almeida Monteiro, que o faça aqui através dos comentários do post, que a gente reencaminha com prazer!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário