Entre 1969 e 1979, a fabricante alemã Mercedes Benz utilizou-se de uma carroceria coupê de 1.100 quilos, como plataforma de testes para motores e novas tecnologias. Conhecido como C111, este carro testou motores rotativos Wankel, motores diesel e turbo-compressores.
Longilínea, com portas asa de gaivota e uma ótima aerodinâmica, a C111 fez suspirar os fãs MB de todo o planeta. Todas as tecnologias que testou em seus protótipos, colocavam motor e tração, na traseira do veículo.
A primeira versão do C111 apareceu em 1969, tendo uma carrocería de fibra de vidro e um motor Wankel de três rotores, com injeção direta de combustivel. Esta primeira versão, alcançou os 260 km/h. O segundo C111 apareceu em 1970 e utilizava um motor de quatro rotores que produzia 370 CV.Este carro,nos testes, chegou a algo em torno dos 290 km/h.
A empresa decidiu não utilizar o motor Wankel para seus experimentos com o terceiro C111. Na terceira versão dele, se usou um motor turbodiesel de 230 CV e teria uma carroceria mais aerodinâmica que lhe deu um reduzido coeficiente aerodinâmico. Tinha transmissão manual de 5 velocidades e rompeu nove recordes de velocidade, tanto para veiculos movidos a gasolina como sem determinar o combustivel. O terceiror C111 superou os 322 km/h em 1978. Mais tarde, outra quarta versão foi construida em 1979. Tinha um motor V8 de 4,8 litros de cilindrada, turboalimentado com dois turbos KKK, capaz de entregar 500 CV. Esta quarta versão estabeleceu outro recorde, com uma media de velocidade por volta, de 403,78 km/h.
Na juventude, tivemos um carrinho Matchbox deste modelo Mercedes Benz, que marcou na memória. E você, qual carro habita as suas lembranças?? Aceitamos sugestões de post sobre isso….
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