Páginas

10 de dez. de 2010

Acidente fatal nos treinos do Festival de Arrancada de Curitiba

 O 17º Festival de Arrancada em Curitiba,  foi marcado por uma tragédia em sua véspera. Nos treinos para o evento, Vinicius Maschio, piloto do Opala da Limit Performance, sofreu um acidente de gravíssimas proporções (veja o vídeo), e não resistiu aos ferimentos.


O piloto foi retirado do automóvel em estado muito grave, com ao menos uma fratura exposta e possível traumatismo craniano. Foi para o hospital Cajuru em coma - circulam boatos de que o óbito teria ocorrido ainda no autódromo.

Não é o caso de crucificarmos a arrancada, nem o autódromo , ou a organização do evento ou do campeonato. Automobilismo é um esporte de risco, seja em provas de 24 horas ou de quatro segundos - ou menos. Carros da categoria Pro Mod  atingem 200 quilômetros por hora em menos de dez segundos, são quase incontroláveis devido ao excesso de potência. Mesmo com a traçao total nas duas rodas traseiras (blocante) o piloto não conseguiu controlar o carro

Contudo, o Opala de Maschio era um caso extremo, e ele estava sempre na iminência de um acidente, como podemos ver no vídeo abaixo. Ainda assim, era um risco assumido - não devemos tratar pilotos como crianças ingênuas. É provável que as pistas tenham fiscalização ainda mais rigorosa; mas saibam do óbvio: o risco de uma fatalidade sempre existirá.
 
Vinicius Maschio deixa a esposa e três filhas. Foi confirmada a realização do Festival, com provável homenagem ao piloto. Será um natal triste para a comunidade do automobilismo brasileiro.
Fonte:Jalopnik Brasil



37 comentários:

  1. tragedia anunciada... quem ve estes carros andando tem a perfeita noção do perigo que eles representam, chassis feito em fundo de quintal + motorzão = carro sem controle. lamentavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai tomar no sue cu rapaz fundo de quintal vs tem ideia de quanto custa montar um carro assim compra vs e sua casa e sua familia idiota cale a boca

      Excluir
  2. meu deus cara, cale a boca... fundo de quintal?? sabe quanto custa um chassis deste meu colega?? ja foi numa etapa?? numa empresa desse porte?? da uma olhada de 1 minuto nesse site de uma empresa de porte semelhante: http://www.depauliracecars.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como alguem pode falar que são carros feitos em fundo de quintal. São super máquinas feito em ótimas oficinas com exelentes mecânicos que se dedicam ao prepara-las, porém como tudo na vida há um risco.
    Se não tem o que falar então cale a boca.

    ResponderExcluir
  4. se ve que nao conhece o esporte....

    carro muito bem planejado... motorzao forte, algum defeito no chao do carro... mas isso estava sendo corrigido atravez de algumas estapas, fundo de quintal, o investimento e altissimo e o o caa fala isso... so que quem participa deste esporte sabe que corre o risco disso.. de andar no limit e este e o preço....


    conhecia este carro e era perfeitamento uma maquina total

    ResponderExcluir
  5. Quem não entende de super maquinas e corridas deste tipo, não deveria nem falar nada.... Infelizmente, é sempre um risco que se corre!
    Mas quem ama este esporte, não liga pra o q vai acontecer no final.... o amor, a paixão pela velocidade e por carros sempre fala mais alto!!!

    ResponderExcluir
  6. nelson fr. indaiatuba spsábado, dezembro 11, 2010

    lamentavelmente....enquanto se discute nao lembramos que um de nossos irmaos da velocidade se foi...agora sempre tem um engraçadinho querendo aparecer falando asneira...melhor ouvir do que ser surdo ....meus pesames a familia..

    ResponderExcluir
  7. Um perda realmente lastimavel.....um esporte em forte crescimento, e como outro qualquer tem seus riscos!! Desejo que a familia esteja bem e consiga superar essa perda!! N tem a minima importancia como era o carro, ou os defeitos fo mesmo......o que importa é que perdemos uma grande pessoa e um grande profissional!!! Meus pesames a toda familia. Que Deus esteja com vcs!!

    ResponderExcluir
  8. Olha meu amigo, acho que se vc tivesse dinheiro o suficiente para montar um carro desse e sustentar esse esporte com certeza não diria isso.Sem noção nenhuma, e sem cultura tb, tente montar um carro desse pra vc se vc tiver dinheiro neh!Ele moreu fazendo o q gostava e era um puta profissional!

    ResponderExcluir
  9. Parabens aos anonimos que nem sequer colocam a cara aqui antes de criticarem uma opinião, Primeiro lugar,Ja andei no AIC,Tenho carteira de piloto, Já cansei de gastar $$$ em carro tive 3 opalas e um deles tbm tubular,Entao antes dos entendidos falarem algo procurem conhecer de quem se trata. Agora vamos e venhamos,Não tiro o merito do piloto, investimento,tempo, dificuldades no projeto enfim, só que a partir do momento que o carro não tem chão e eu acelero mesmo assim eu estou assumindo o risco....Morreu fazendo oque gostava sabendo do risco. Meus pesames a familia e um abraço aos anonimos....

    ResponderExcluir
  10. Bom temos ai o Sr Serginho, entendido nos opalas então, a estrutura tubular foi feita na German (a empresa de fundo de quintal!!!), se o sr souber de alguma empresa melhor para desenvolver tal estrutura aqui no Brasil nos indique por favor. O mais engraçado que nunca li seu nome nas provas do AIC.

    ResponderExcluir
  11. ahan,3 carros tabom cara vc não tem cara nen de te tido se quer uma bicicleta e ta falanduu ae...carteira de piloto hahaha ta bom nem abilitação vc deve tee ee dae fica ae falandu merda dos cara.

    ResponderExcluir
  12. cara vc acha q o sr serginho teve tres carros e a gente nunca se quer ouvimos o nome dele nas provas ainda mais em uma categoria dessas.

    ResponderExcluir
  13. esse Serginho ai que dá um de engraçadinho, meus sentimentos a familia do Vinicius, ele sim era o cara! que Deus o tenha!

    ResponderExcluir
  14. e dai que vc teve 3 opalas ? quem é que perguntou alguma coisa cara ... vc é um metido a besta isso sim..

    ResponderExcluir
  15. vc acha que é quem hein Serginho?, vc acha que o pessoal ai , que esta comentando , quer queimar a cara que nem vc está fazendo , fica na tua meu , se vc não entende de velocidade, fique quieto, leigo desse jeito vc não vai a lugar nenhum...

    ResponderExcluir
  16. O perigo existe sempre... independente da experiencia ou inexperiencia do piloto. Muitos fatores contrinuem. MAs o que de mais importante que tem que ser levado em conta é o fato de ser o primeiro incidente fatal em 17 anos...
    Força pra familia.

    ResponderExcluir
  17. olha quem é o moço ae:Quem sou eu

    Gaucho de Passo Fundo ,28 anos Acadêmico de Direito na Univali,Universidade do Vale do Itajai-SC , Cursou também ciencias da Teologia Ministrado pelo Ministerio de ensino da igreja evangélica Bola De Neve São Paulo SP. Um romantico nato que escreve seus artigos nas madrugadas ,um cara sempre em busca dos seus proprios ideais ..o seu principal ideal é Ser Feliz.



    VSF

    ResponderExcluir
  18. ronyf13@ gmail. comsábado, dezembro 11, 2010

    Nossa um absurdo ler esse péssimo comentário...
    Nossas oficinas e nosso esporte estão cada vez mais preocupados com a segurança dos nossos pilotos do que a velocidade que desenvolve, carro do piloto era muito seguro mais atentando que o maior piloto que tivemos morreu em um esporte que muitos tb consideram seguro
    Mais com certeza Vinicius vai estar correndo em uma categoria acima de nois fique com Deus...

    ResponderExcluir
  19. isso ae vai ta la em cima representando todos os pilotos

    ResponderExcluir
  20. Patrícia Guerreirodomingo, dezembro 12, 2010

    MEUS SENTIMENTOS,A FAMILIA, E QUE DEUS O TENHA , ESTÁ NUM LUGAR, BEM MELHOR QUE NÓS...

    ResponderExcluir
  21. Meus sentimentos é para a familia deste irmão que se foi... se existe outro lugar além deste , ele deve estar em paz, e bem melhor que nós. Que Deus o tenha

    ResponderExcluir
  22. Acompanho arrancada aqui em Curitiba há muitos anos. É visivel que este esporte cresceu e junto com ele a qualidade dos carros (segurança,potência e acabamento),porém vejo que algumas coisas ainda não mudam.Cito como exemplo, que os pilotos e amantes em geral deste esporte gostam de usar a giria "sangue nos olhos", ou seja o piloto senta o pé no fundo até o fim dos 402m, não importando se vai fazer tempo ou não.Acho que esta na hora dos pilotos repensarem seus conceitos.Se o carro esta "serpenteando" pela pista é melhor tirar o pé, afinal não vai baixar tempo, vai proteger o equipamento e o melhor a vida do piloto. A arrancada é um esporte que esta muito profissionalizado em nosso pais, mas acredito que não há mais espaço para o "romantismo".Sinto o quanto uma perda como essa pesa, tanto para a familia quanto para os amantes e os "criticos" deste esporte.
    Quando a nossa stock Car passou a usar motores V8, era um festival de batidas pois "ninguém tirava o pé", isso trouxe como resultado acidentes violentos.Hoje noto que isso dimunuiu pois a turma sabe que não se ganha a prova na 1ª curva.

    ResponderExcluir
  23. O Serginho pela sua gravatinha vc deve entender é de outra coisa, vc nem sabe o q falou fique quietinho q é melhor.

    ResponderExcluir
  24. BOM PESSOAL, DEIXA O SR SERGINHO EM PAZ.
    EM 1ª LUGAR, O CARRO DO VINICIUS NUNCA ANDOU RETO, NAO ME RECORDO DE 1 PUXADA DO OPALA Q ELE ANDOU RETO. SERA Q VCS PODEM ME MOSTRAR ALGUMA VEZ Q O CARRO ANDOU RETO?
    TODO MUNDO SEMPRE FALOU TANTO PARA O VINICIUS QUANTO PARA O LEANDRO (GERMAN)QUE O CARRO ERA TORTO E TALS..... MAIS SEMPRE ESCUTEI TANTO DE UM QUANTO DE OUTRO O CARRO TA RETO OQ ESTA TORTO É A CAROCERIA, ENFIM QUEM ESTA COM A BUNDA DENTRO DO CARRO SABE SE DE FATO A MERDA ANDA EM LINHA RETA OU NAO..... DO LADO DE FORA EU NUNCA VI A MERDA ANDANDO RETO, QUANDO NAO É NO PINHEIRINHO Q ELE SAI DE LADO É NO FINAL DA RETA.
    TEMOS OUTRAS EMPRESAS CONCEITUADAS NA CONSTRUÇAO DE CHASSIS: DE PAULI, DE, CARLINHOS ESSE CARA É QUASE UMA LENDA,POWERTECH.
    ENFIM TUDO OQ A GENTE FIZER OU FALAR NAO VAI TRAZER ELE DE VOLTA.
    É UMA PENA PERDER UMA PESSOA TAO ESPECIAL, FICO TRISTE PELA FAMILIA E PELAS PESSOAS PROXIMAS A ELE, POIS QUEM CONHECIA O VINICIUS SABIA QUEM DE FATO ELE ERA.... UMA PESSOA Q NUNCA TEVE TEMPO RUIM,
    FICA EM PAZ AI VINICIUS UM DIA QUEM SABE ALINHAMOS NOVAMETE....

    ResponderExcluir
  25. sr.serginho
    nunca morreram pilotos na F1
    stock car - formula indi ou entao
    até mesmo na nascar bom no entanto
    so neste esporte vc acha que a tragédia é anunciada

    ResponderExcluir
  26. Fatalidades ocorrem em todos os tipos de esporte. O clima no Autodromo ficou meio pesado com o falecimento, mas os pilotos assumem os riscos. Ele morreu fazendo o que mais ama, mas é triste para a familia e principalmente para as filhas dele que presenciaram o falecimento do pai. Só temos a agradecer aos organizadores do evento, que estavam preparados para atender a todos que estavam lá, mas todos sabem que a vida de qualquer ser humano não esta nas nossas mãos.

    ResponderExcluir
  27. Tenho um seis caneco quando ando nele fim de semana cinto a adrenalina, não podemos dar ouvidos a quem não entende de automobilismo como esse cara que Deus lhe dê um bom lugar lá em cima e conforto para seus familiares.É com muito sentimento que deixo essa simples homenagem a ele que arriscou sua vida para dar prazer a muitas pessoas que o assistia inclusive esse tapado, que nunca viu um chassis.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Maschio, que DEUS te dê um bom lugar no céu, ok. são os votos de MARCIO GUEROBA, URUANA-GO., e do clube do OPALA do Estado de Goiás. Que Deus na sua infinita bondade conforte sua família, nessa hora tão dificil, mas tenho certeza que você morreu fazendo o que mais gostava. Km de arrancada e dentro de uma LENDA CHAMADO OPALA. MUITOS DESEJAM MAIS POUCOS TEM.(E PARA OS FANS DO OPALA O MEU ESTA NO YOU TUBE QUE QUISER VER É SO DIGITAR OPALA A LENDA LÁ TEM UM VIDEO OK. VAI LÁ SERGINHO E BABA ENTENDIDO!

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, fomos obrigados a remover um dos comentários ai acima, por conter diversas palavras de baixo calão, que acabaram deixando de ser ofensivas a quem se dirigia, e ofender aos leitores e leitoras do blog!!!! Deixamos os comentários sem moderação, por acreditarmos na liberdade de expressão, mas pedimos encarecidamente, que usem e abusem deste espaço, sem baixarias!!!!!
    Cada um pode opinar do modo que quiser, em todos os posts, adoraríamos que se inscrevessem para receber os emails de atualização, mas com procuramos respeitar a todos, também cobramos esse respeito com o blog e com os leitores....

    ResponderExcluir
  31. PESSOAL NOSSO AMIGO PILOTO SE FOI E NUNCA MAIS VAMOS VE-LO, MAS EXISTEM FERAS QUE PODEM NOS CONSOLAR COM SUAS MAQUINAS INCRIVEIS TIRANDO A TRISTEZA E DANDO CONTINUIDADE DESSE ESPORTE QUE TANTO O PILOTO MASCHIO GOSTAVA..

    UM ABRAÇO A TODOS OS AMANTES DO ARRANCADÃO..

    E TBEM A FAMILIA DO PILOTO NOSSOS SENTIMENTOS....

    ResponderExcluir
  32. Na verdade ele deu muito azar..

    Se ele não tocasse tão bem, tinha capotado na primeira levantada e no máximo teria destruido apenas o carro...

    Se ele não tivesse aberto o paraquedas, ele teria controlado o carro...

    Quando o paraquedas abriu é que ele perdeu o controle...

    Ele se foi, mas deixou registrado um show em cada largada...

    ResponderExcluir
  33. o vinicius tinha o opala mt fodao so que ele tinha que alarga a carroceria para os pneus e colocar aquelas rodinhas atras.perdemos um grande piloto e amigãoo.meus sentimentos a familia.quando fiquei sabendo do acidente nao acreditei que fosse ele e fiquei torcendo pra que fosse outro mais no sabado e domingo fui la no arrancadao e confirmei.
    ass:lucas kraut albuquerque

    ResponderExcluir
  34. meus pesames a familia moro perto de voce e admirei muito o trabalho de voceis neste opala se dizem que o problema era um ou outro nao importa o importante e que o vinicios estava realizando os seus sonhos e deus precisava de um piloto como ele no ceu de edu para familia

    ResponderExcluir
  35. nao sei quem foi ...mas alguem errou ai!o carro nem precisa falar que nao e estavel de maneira alguma!erro de projeto indiscutivel!condicoes do asfalto entao nem se fala !vejam a caravam preta da flash depois digam se esse carro tem estabilidade!qualquer coisa que falarem nao valerá como justificativa...o video provara!

    ResponderExcluir