Os apaixonados pelos carros esportivos norte-americanos, sabem que o maior ícone da categoria já produzido, e que hoje está em sua sexta geração, é o Chevrolet Corvette.
No início da década de 1950, os carros desportivos europeus com seus designs arrojados faziam sucesso pelo mundo inteiro, enquanto que o mercado americano só possuía representantes como pesados Cadillacs e Buicks. Nesse período a General Motors atravessava um momento crítico, tendo sua rival, a Ford, superado suas vendas na América do Norte por dois anos consecutivos. Os diretores do grupo sabiam que tinham de pensar em algo para retomar o crescimento. Tom Keating, executivo geral da Chevrolet, tinha em mente um novo carro para a colocar de volta à primeira posição no mercado.
Em junho de 1951 era iniciado o projeto Opel. A princípio o carro se chamaria Korvette, palavra homófona de Corvette (corveta), em referência à pequena e veloz embarcação de escolta da Marinha inglesa. Mais tarde optaram pelo nome Corvette.
Em 1952, engenheiro-chefe de motores da GM, Ed Cole, e o especialista em chassis Maurice Olley trabalharam juntos no protótipo EX-122. Harley Earl, chefe de design, baseou seu modelo em carros de corrida europeus.
Em 17 de janeiro de 1953 foi apresentado em Nova York o primeiro modelo do Corvette que surpreendeu o público. Era um carro diferente dos padrões americanos: pequeno, baixo, com visual limpo e desportivo. Embora baseado em desportivos europeus, possuía traços do desenho americano: com lanternas na ponta de um pequeno rabo-de-peixe, era branco com o interior revestido de couro vermelho.
Também na mesma década de 50, o sucesso da linha Bel Air da Chevrolet, ajudou a criar outro ícone, a station wagon Chevrolet Bel Air Nomad, hoje muito rara, até mesmo no seu país de origem. Uma das marcas da SW, eram seus vidros panorâmicos, e emblemáticas 7 barras cromadas dispostas verticalmente na tampa traseira, que ganharam o simpático apelido de “bananinhas”
Como existe louco prá tudo neste mundo, existe um fabricante lá nos EUA, apaixonado pelos dois carros, o Corvette e a Nomad, que resolveu criar um modelo exclusivo, juntando as duas coisas. o resultado( que achamos fantástico!!!), está no slideshow abaixo:
Nós queremos uma…aliás, queremos duas, hahahaha
foram feitos protótipos ainda na decada de 50 de um corvette fastback e um corvette nomad que não entraram em produção
ResponderExcluir