Uma das grandes atrações do Speed Day realizado pelo Autoclub Veículos Antigos de Passo Fundo, no Autódromo Internacional de Guaporé, no sábado 28 de janeiro de 2012, foi o Ford Model "A" 1929 Speedster, pertencente ao antigomobilista Oscar Graeff.
O Speedster foi adquirido em Carazinho, cidade próxima a Passo Fundo, no inicio da década de 90, em conjunto com um pacote de peças e outros acessórios de Model "A" , que pertenciam a um antigo mecanico da Ford que morava naquela cidade.
Quem nos conta a história do 29 , é um dos filhos do seu Oscar, o Luís Fernando, que esteve envolvido em todo o processo de restauração: “Em estado deplorável, por alguns anos o carro ficou em um galpão( apelidado de necrotério) em nossa propriedade, sem termos certeza de que realmente se tratava aquele Ford , do qual "faltavam os pedaços", como certa vez um amigo ao ver o carro,comentou”.
“Passados vários anos ,já com o advento da internet , fomos descobrir que se tratava de um Speedster, e a partir dai começamos a olhar àquela "coisa' com outros olhos, terminando em 2005, a restauração do "bólido".
Para surpresa dos restauradores , a parte de motor e caixa do auto, só foram abertas e fechadas, com novas juntas e óleo, pois se encontravam em impecável estado, apesar dos anos de esquecimento!!!! A sorte do veículo foi sempre ter sido mantido tanto pelos Graeff quanto pelo antigo proprietário, em local coberto, o que favorece a conservação destes componentes.
O auto, portanto um Ford Model "A" Speedster ano 1929, possui mecanica original , com motor 4 cilindros e válvulas no bloco, desenvolvendo 40 HP, carburador Zenith de fluxo ascendente, cambio “seco” de 3 velocidades , instalação elétrica 6 volts e freios a varão originais. Também esta equipado com rodas aro 19 de Ford 1931 e Pneus 5.50 X 19, mais largos dos que originalmente vinham no carro de linha( 4.50 x 21); possui tanque auxiliar de gasolina de 30 litros e baú porta ferramentas e apetrechos de madeira de lei. Também está equipado com macaco, manivela e bomba de ar( da marca Dunlop), esta última usada tanto para encher pneus, como para transferência de combustivel do tanque auxiliar.
Cabe salientar que 85% do processo de restauração do Ford Model “A” Speedster 1929, foi realizado na oficina localizada na propriedade rural da família Graeff, pelo Luís Fernando e por seu pai Sr. Oscar Graeff, proprietário do carro, durante os intervalos das lidas da lavoura de soja.
Um fato engraçado ocorreu durante o Speed Day de Guaporé, pois nós aqui do KmDoze, queríamos filmar o Speedster em ação, e fomos para a caçamba de uma pick up que entrou na pista dirigida por outro filho do seu Oscar, o Piti Graeff. Além de nós, também estava na pick-up o amigo e fotógrafo profissional Getúlio , da GTL Eventos de Passo Fundo.
Pois bem, o Piti acelerava para ficar na frente do Speedster e proporcionar uma boa filmagem, mas o Luís Fernando Graeff, ao volante da baratinha, não poupou a relíquia e acelerou fundo, ultrapassando-nos por diversas vezes, causando tombos diversos tanto no Getúlio quanto na gente!!!!
O vídeo em sí, acabou ficando terrível, com ruído do vento, tomadas erradas, o Getúlio caindo para um lado e para o outro, mas dadas as circunstâncias, está aqui, sem edição:
O Speedster chama a atenção aonde passa, e deve continuar ainda por muito tempo com fôlego de novo, apesar dos seus 83 anos de vida!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário