5 de fev. de 2012
MAVERICK SUPER LUXO, LOBO EM PELE DE CORDEIRO
Esse belíssimo exemplar Ford Maverick Super Luxo fabricado em 1974, encontra-se em impecável estado de conservação. Quem o vê assim, parado, nem imagina que o cofre do motor guarda uma verdadeira usina de potência, e foi esta mesmo a intenção do proprietário do Maveco, o antigomobilista Fernando Nosé, de Não Me Toque/RS.
O Maverick está com o Nosé já há alguns anos, tendo sido adquirido com sua mecânica V8 original. Logo depois da compra, o carro foi levado a São Paulo, onde passou uma temporada na Oficina do Batista,famoso preparador de Ford V8, que retificou e montou o motor, e instalou algumas peças de preparação como um comando 278’, um carburador Holley de 650 cfm no novo coletor com tampas de válvula Ford Racing e pistões flat.
De São Paulo, veio também o escapamento 8 em 2, feito especialmente na German Racing.
De volta ao Rio Grande do Sul, o azulão acabou fazendo mais um passeio, desta vez até Garibaldi,onde o Giani, da Mecânica Lorenzoni, fez mais uns ajustes que levaram o motor próximo dos 300 cavalos…
Quem não conhece, pode até pensar se tratar de um exemplar 4 cilindros motor 2.3 OHC, mas as dúvidas somem ao se ligar o motor, quando o grave ronco do escapamento entrega na hora o tamanho do coração do bicho. Além do motor e caixa, Nosé alterou suspensões e freios, para melhorar a performance e o comportamento dinâmico do Maverick, porém deixando o mais próximo do original possível.
No interior, tudo como saído da fábrica, desde bancos até o rádio original…unica concessão foi feita ao pequeno contagiros instalado embaixo do painel, sobre o console.
O Maverick impressiona de todos os ângulos, quando parado, mas acelerando, nos faz pensar naquele velho lobo disfarçado em pele de cordeiro…..
Frisos, calotas, retrovisores, interior, tudo é original neste 74…somente o motor teve um upgrade que lhe permite acompanhar projetos com muito menos idade do que seus 38 anos de existência….
Parabéns ao Fernando Nosé pelo carro, um modelo realmente bonito de se ver!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É ESSE DAI NÃO PARECE MAS É, POR ISSO MUITO BOA A DEFINIÇÃO: LOBO EM PELO DE CORDEIRO.
ResponderExcluirSão oos velhos V-8, mostrando que ainda teem lugar nesse mundo da velocidade.
ResponderExcluirO tempo passa, o pessoal se esquece quem eles foram, mas nãotem jeito, qdo aparece a turma repeita o vovô dos carros, e é assim que tem que ser. Eles são a nostalgia do automovel, dos motores de alta performance e ícones que jamais deverão ser esquecidos.Abraço a todos