A 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras , que faz parte do calendário mundial da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) será realizada entre 19 e 23 de junho e terá a participação de mais de 50 carros clássicos, fabricados entre 1919 e 1980, de diversos estados brasileiros e do exterior.
"Depois do sucesso das duas primeiras edições, esperamos que a prova deste ano seja ainda maior, com mais inscrições, nível técnico ainda melhor e com muita emoção e diversão para os participantes. Com certeza será um belo cenário para a mídia e para os fãs de carros clássicos", afirma Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e Diretor da Prova.
Organizada pelo MG Club do Brasil, a competição largará da Capital de São Paulo, passando por Mogi-Guaçu (SP), onde realizará uma competição de regularidade no Autódromo Velo Città, seguindo para Águas de Lindóia. Depois, Angra dos Reis (RJ), Caxambú (MG), Campos do Jordão (SP) e após 1.680 km retorna novamente ao Shopping Iguatemi (SP-Capital).
"Este ano serão cinco dias de competição, com redução da quilometragem total, passando de 1.850 para 1.680 quilômetros. Teremos como maiores novidades a inclusão da prova no mais moderno autódromo do Brasil, o Velo Città, no primeiro dia, e a prova noturna no encerramento", anuncia o Diretor de Prova.
Regida pela regras da FIA-Historic e homologado pela FIVA, a prova será no formato de rallye de regularidade, com médias controladas entre 50 e 80 km/h, percorrendo estradas vicinais, serras, montanhas, indo do nível do mar a quase dois mil metros de altitude, com mais de 3.000 curvas, inclusive com uma prova noturna subindo e descendo serras desafiadoras de Campos do Jordão.
"A Noite do Saci, nome que demos para a prova noturna está confirmada e serão 90 quilômetros sob total escuridão, com Lua Nova, e que possivelmente irá estabelecer o vencedor deste ano", prevê Luis Cezar.
Estão inscritas 50 preciosidades, avaliadas em milhões de reais, entre Rolls-Royce, Triumph, Jaguar, MG, Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Ferrari, Lancia, Alfa-Romeo, Mustang, Thunderbird, Alpine, Volvo e nacionais como Puma, VW e Karmann-Ghia, entre outros, com o mínimo de 90% de originalidade e com passaporte FIVA.
"Depois do sucesso das duas primeiras edições, esperamos que a prova deste ano seja ainda maior, com mais inscrições, nível técnico ainda melhor e com muita emoção e diversão para os participantes. Com certeza será um belo cenário para a mídia e para os fãs de carros clássicos", afirma Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e Diretor da Prova.
Organizada pelo MG Club do Brasil, a competição largará da Capital de São Paulo, passando por Mogi-Guaçu (SP), onde realizará uma competição de regularidade no Autódromo Velo Città, seguindo para Águas de Lindóia. Depois, Angra dos Reis (RJ), Caxambú (MG), Campos do Jordão (SP) e após 1.680 km retorna novamente ao Shopping Iguatemi (SP-Capital).
"Este ano serão cinco dias de competição, com redução da quilometragem total, passando de 1.850 para 1.680 quilômetros. Teremos como maiores novidades a inclusão da prova no mais moderno autódromo do Brasil, o Velo Città, no primeiro dia, e a prova noturna no encerramento", anuncia o Diretor de Prova.
Regida pela regras da FIA-Historic e homologado pela FIVA, a prova será no formato de rallye de regularidade, com médias controladas entre 50 e 80 km/h, percorrendo estradas vicinais, serras, montanhas, indo do nível do mar a quase dois mil metros de altitude, com mais de 3.000 curvas, inclusive com uma prova noturna subindo e descendo serras desafiadoras de Campos do Jordão.
"A Noite do Saci, nome que demos para a prova noturna está confirmada e serão 90 quilômetros sob total escuridão, com Lua Nova, e que possivelmente irá estabelecer o vencedor deste ano", prevê Luis Cezar.
Estão inscritas 50 preciosidades, avaliadas em milhões de reais, entre Rolls-Royce, Triumph, Jaguar, MG, Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Ferrari, Lancia, Alfa-Romeo, Mustang, Thunderbird, Alpine, Volvo e nacionais como Puma, VW e Karmann-Ghia, entre outros, com o mínimo de 90% de originalidade e com passaporte FIVA.
Alguns dos carros inscritos tidos como exclusivos e únicos no Brasil são Ford Escort MK1; Volvo Amazon; Fiat Abarth Rally 124; Alpine A110 e MGV8. Outros carros como Lancia Fulvia Rally e Saab 850 Sport estão cotados a participarem. Estes carros são tidos como míticos nos rallies internacionais, ganhadores nas suas épocas, e hoje estrelas das provas históricas.
Entre os pilotos inscritos o MG Club tem confirmado Nelson Piquet, além de aguardar a confirmação de Emerson Fittipaldi e de grandes empresários e profissionais liberais colecionadores de carros antigos, e de duplas da Alemanha, Portugal, Argentina e Uruguai.
"Este ano os competidores estão menos curiosos e mais competitivos, e os carros mais preparados. A maioria já teve experiência nas duas edições anteriores. Portanto, a competição vai ficar ainda mais apertada", destaca Luis Cezar.
Na primeira edição a prova foi vencida pela dupla gaúcha Rogério Franz e Mário Nardi, com Triumph TR4 (1962), seguidos da Mercedes-Benz 500SL (1980) de Henrique Thielmann e Lucas Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka com Mercedes-Benz 350SL (1973). No ano passado a vitória ficou com a dupla mista carioca Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), seguidos de Christian De Rey e Fred Macedo, com Corvette (1963) e Franz/Nardi desta vez em terceiro.
Participantes e inscrições
Os participantes serão divididos em classes, conforme sua experiência e equipamentos de navegação: Master A - Dupla de piloto e co-piloto experientes, com direito a equipamento de navegação acoplado ao veículo; Master B - Dupla de piloto e co-piloto iniciantes (ou não), que utilizam somente o hodômetro do carro e cronômetro (digital ou analógico); Turismo - Concorrentes não submetidos a níveis técnicos, só seguindo o roteiro estipulado, e por isso, não participam da premiação principal. Haverá ainda o Troféu Feminino (Coupe des Dames), para a melhor dupla composta por mulheres.
Os veículos admitidos a participar, serão classificados nas seguintes Categorias:
Categoria C (Vintage) - de 01.01.1919 a 31.12.1930
Categoria D (Pós-Vintage) - de 01.01.1931 a 31. 12.1945
Categoria E (Pós-Guerra) - de 01.01.1946 a 31.12.1960
Categoria F (Histórico) - de 01.01.1961 a 31.12.1970
Categoria G (Clássico) - de 01.01.1971 a 31.12.1980
Subdivididos nas seguintes Classes:
Classe 1 - Cilindrada até 1.300cc (média baixa)
Classe 2 - Cilindrada acima de 1.300cc até 2000cc (média alta)
Classe 3 - Cilindrada superior a 2.000cc (média alta)
Programação
18/06/13 - Vistoria: 15h30 as 18h00. Local: estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi - São Paulo - Capital. Coquetel de boas vindas (18h00) e Parque fechado a partir das 20h00;
19/06/13 - Dia 1: 07h00 - Largada do Shopping Center Iguatemi (São Paulo - Capital). Autódromo Velo Cittá (prova de habilidade) Mogi Guaçu - Almoço no local. A partir das 16h00 parque fechado em hotel a ser determinado;
20/06/13 - Dia 2: 08h00 - Largada do Hotel em Mogi Guaçu, em direção a região de Angra dos Reis-RJ. A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em RJ;
21/06/13 - Dia 3: 08h00 - Largada do hotel (Angra dos Reis-RJ). A partir das 12h00 almoço no Hotel São Gotardo (Itamonte-MG). A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em MG;
22/06/13 - Dia 4: 08h00 - Largada do hotel (Caxambú ou Poços de Caldas-MG). Chegada em Campos do Jordão-SP - almoço e jantar (Parque Fechado). Re-largada para prova noturna a partir das 18h00. A partir das 23h00 Parque fechado no mesmo hotel sede;
23/06/13 - Dia 5: 10h00 - Largada em Campos do Jordão. A partir das 14h00 chegada em Parque fechado no estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi (São Paulo-SP). A partir das 20h jantar de gala de premiação em São Paulo (SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário