Pular para o conteúdo principal

OS VERDADEIROS OPALAS SS BRASILEIROS

Este assunto, ainda vai ser dissecado por nós aqui no blog, com a ajuda de pessoal abalizado,  dentro de alguns dias, mas temos que apresentar a vocês, amigos leitores, o mineiro de Belo Horizonte, Marcelo Lima de Almeida Monteiro.
O Marcelo, antigomobilista de carteirinha, resolveu há alguns anos, fazer um cadastro, para tentar localizar todos os Opalas e Caravans legitimamente modelo SS fabricados pela General Motors do Brasil, desde o inicio da década de 70 até o encerramento da produção desta linha.
Este trabalho de formiga, coletando uma informação aqui, uma foto alí, um número de chassis acolá, está rendendo bons frutos, e já tem sido consultado por colecionadores de todo o país, em busca de comprovação de que algum carro encontrado por eles, ou à venda, é realmente um Opala SS ou Caravan SS, hoje verdadeiras jóias da coroa. Acompanhe no gráfico abaixo, os legítimos SS já cadastrados pelo Marcelo Monteiro….
Cadastro dos SS - Gráfico
O Marcelo coloca no cadastro, foto, número de chassis, placa e outras informações pertinentes ao carro. Temos esta tabela pra ajudar a ver quantos modelos e de cada ano, ele já cadastrou:
Cadastro dos SS - Tabela
Perguntando, a gente descobre coisas interessantes, e nós do KmDoze somos loucos de curiosos, então questionamos o Marcelo sobre essa sua paixão, de onde surgiu, como começou o cadastro, e ele responde:
“Faço cadastros de diversos automóveis que estão no Brasil, já a um bom tempo, antes era por foto, depois passou a ser por placa, e hoje é por chassi..
A minha paixão pelos automóveis é de família, o que me motiva fazer esses cadastros é poder aprender a fundo como era a produção, quais eram os modelos disponíveis e as suas opções de cores, motores, pneus, etc.
Não sei se já posso ser considerado um colecionador, mas possuo três carros antigos, todos eles foram herança do meu pai e do meu avô e estão na minha família desde quando eram praticamente zero Km.
O primeiro herdei  em 2002, um Comodoro Cupê 1976 Azul Clássico, que foi o último dos vários Opalas que meu pai teve, foi tambem o primeiro carro que andei na vida, saindo nele da maternidade, no colo da minha avó. Tem a foto para provar…”
Opala azul
O Marcelo continua contando: “Em 2007, com o falecimento do meu avô, herdei um Dodge Dart De Luxo Cupê 1977 Branco Valência, e tambem um Ford Galaxie, modelo Two-Door Club Sedan 1960, Corinthian White.
O Dart, meu avô comprou em dezembro de 1979, com apenas dois anos de uso, e para comprá-lo ele vendeu um Dart Cupê 74 Bronze Castanho Brilhante Metálico com teto de vinil preto.
O Galaxie americano 1960 foi comprado bem antes, em 1967,pois  sempre que meu avô o via em Belo Horizonte, ficava namorando o carro, até que o antigo dono resolveu vende-lo para adquirir o recém lançado Galaxie nacional.



Voltando ao assunto do Cadastro dos SS, o Marcelo Monteiro cita que “ ainda faltam muitos carros para serem cadastrados, muitas vezes o dificil não é achar um exemplar raro e sim conseguir a placa ou chassi dele. É um estudo sem fim, aos poucos vai ficando mais rico e cada vez mais interessante, acabei me viciando nisso, se tornou um lazer e tambem faço muitas amizades.”
De nossa parte, desejamos muito sucesso nessa empreitada, e que ele continue mantendo o Dodge e o Opala impecáveis, como aparecem nas fotos do slide show ai de cima. Outra coisa, se alguém precisar contatar o Marcelo Lima de Almeida Monteiro, que o faça aqui através dos comentários do post, que a gente reencaminha com prazer!!!!



Comentários

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...