31 de dez. de 2010
30 de dez. de 2010
29 de dez. de 2010
TENHA SEMPRE UM EXTINTOR À MÃO!!!!
Até ai, tudo bem, mas existe legislação sobre a obrigatoriedade de uso do extintor, também em estabelecimentos comerciais como, por exemplo, oficinas mecânicas, afinal há combustíveis diversos, e uma m.... sempre pode ocorrer.
Dos Estados Unidos, vem um vídeo que demonstra a necessidade de se ter o extintor sempre a mão. Aqui, no caso, os mecânicos estavam testando no dinamômetro, um carro que foi preparado para participar de provas de arrancada, e que supostamente teria 900 hp.
Tudo certinho, carro bem preso pelas cintas à máquina, gente filmando, amigos ao redor, começou o teste e...bem, veja você mesmo....
28 de dez. de 2010
CUIDADO EXTREMO AO DIRIGIR NA CHUVA!!!
Por causa do tempo seco, o asfalto acaba ficando ainda mais impermeável. A água, que não tem para onde ir, forma uma perigosa lâmina sobre o piso. E é aí que mora o perigo.
Os pneus do seu carro também servem para dispersar a água, ao mesmo tempo que mantém o veículo grudado no solo. Mas para os pneus funcionarem exatamente como devem, o motorista precisa pegar leve na velocidade quando o chão está molhado.
E não tem muito segredo: é só tirar o pé do acelerador e respeitar os limites do bom senso. Com uma redução de meros 10 km/h em uma via com limite de 60 km/h, o carro ganha muito mais aderência em situações de pista molhada. Fora que fica mais fácil frear se algum imprevisto surgir.
Por isso, quando caírem os primeiros pingos do céu, lembre-se: os pneus precisam de uma margem de segurança para trabalhar quando o solo está impermeável. Reduza um pouquinho a velocidade e rode mais seguro.
Olha o vídeo ai, uma pequena amostra do temporal ocorrido dia 28 de dezembro de 2010, na cidade gaúcha de Erechim. Em pouco mais de cinco minutos de chuva, as vias ficaram intransitáveis, e para quem estava no volante, a visão, era essa:
Outra coisa: se você estiver dirigindo na chuva, e encontrar a aquela mal falada lâmina d’agua sobre a pista, e seu carro destracionar, se esforce pra não tirar o pé do acelerador!!! É um movimento automático, de recolher o pé, mas pode te jogar com carro e tudo prá fora da estrada!!!! Tente ficar com a mesma aceleração, ou reduzir muito lentamente a pressão no pedal. nunca tire de uma vez, e principalmente, nunca freie!!!! O veículo em movimento pode destracionar, jogar pro lado, mas vai voltar a firmar na pista em seguida, e se você tirou o pé ou freiou, ou esterçou o volante, vai ser pior a emenda, do que o soneto!!!!
27 de dez. de 2010
Por favor, fique vivo!
Fonte:Pretinho Básico
25 de dez. de 2010
Quem quer um Studebaker para recuperar???
O blog Carrocultura existe já a algum tempo, e seu objetivo é de que pessoas de todo o Brasil fotografem carros abandonados em qualquer estado de conservação, e que enviem essas fotos ao blog, para publicação.
Temos acompanhado o trabalho do pessoal, e alguns veículos maravilhosos tem sido encontrados abandonados em vários Estados do Brasil e até mesmo em outros países da América Latina. Em setembro de 2009, o leitor portoalegrense Ricardo Fernandes enviou ao Carrocultura ,fotos de um Studebaker sedan abandonado ,semi-desmontado, numa rua do Bairro Cavalhada, na capital gaúcha. Eis as fotos:
Pois bem, passados mais de doze meses, o pessoal do blog recebeu um email, de um jovem chamado Thomas Holz, o qual transcrevemos abaixo na íntegra:
"Este carro pertence ao meu pai. Ele era conservado até o dia em que caiu no mar. Meu pai desmontou para limpar, repintar, etc. Depois de desmontado nunca teve tempo de remontar, até que um dia um mecânico se interessou pelo carro, e meu pai doou o mesmo para que o mecanico reformasse e usasse para rodar, ficando com os documentos para que o carro nao poder ser vendido depois. A meio ano atras um amigo meu se interessou pelo carro. Fui atras deste mecanico, ele tinha se mudado, procurei o endereço dele e nao achei. Fiquei surpreso hoje quando o meu sogro me disse que achou o carro abandonado numa rua. Nós temos todas as peças dele em casa, inclusive meu pai comprou várias peças (porta, parachoques, etc.) de um ferro velho para ter como reposição. Hoje nao teríamos espaço onde colocar o carro, por isso estamos atrás de algum interessado em restaurar, QUE CUIDE E NÃO VÁ ABANDONAR MAIS UMA VEZ NA RUA. Se alguem daqui tem interesse, ou conhece alguem que tenha interesse em restaurar, pode entrar em contato por email comigo, que passo o telefone. Somos de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Meu e-mail é thomashz@gmail.com.
Se vocês puderem publicar de novo... seria uma satisfação achar alguém que se interesse para que possamos doar o carro para uma restauração. Seria gratificante ver este carro andando de novo.
Bem, logicamente a turma do Carrocultura publicou a história, e nós a estamos repassando aos leitores pelo KmDoze. Quem sabe alguma alma caridosa, preocupada com o atual triste desfecho, possa recuperar o Studebaker e fazê-lo rodar garboso novamente!!!! "
O email do Thomas Holz está ai, as informações básicas também, e se houver interessados, que entrem em contato e depois nos contém como será o final, de preferência FELIZ, dessa legítima história de natal….
24 de dez. de 2010
Ford Maverick GT V8 1978
Apaixonado por veículos antigos e proprietário de um acervo com mais de vinte carros, ele esperou pacientemente por aproximadamente nove meses, até ficar concluída a restauração completa do Mavericão!!!!
No início do ano, o GT foi adquirido em muito boas condições, sendo um carro completo e íntegro, que merecia um tratamento especial, o que ocorreu pelas mãos da competente equipe da Prathauto de Nova Prata/RS.
Após a definição do projeto, o Maverick foi desmontado peça a peça, foram substituidas algumas, outras foram limpas e remontadas, e a carroceria teve a pintura original retirada até a lata. Definida a nova cor, verde metálico, partiu-se para a remontagem de tudo.
O motor foi aberto, foram trocados coletores de admissão e escape, foi instalado um carburador Quadrijet com novo filtro esportivo, e um comando de válvulas mais forte do que o original. A preparação foi leve, apenas um upgrade para melhorar as características dinâmicas do motor. Suspensão com amortecedores, molas e enbuchamentos todos novos, com um jogo de Rodas Cragar importadas e pneus também, completam o projeto deste GT V8.
No slide show, as fotos do Ford Maverick,e do churrasco que reuniu amigos e antigomobilistas em Passo Fundo, para a entrega do veículo ao feliz proprietário...
O Dallagnol não havia visto o carro, desde que foi enviado para a Prathauto, e eis o vídeo da chegada do seu Ford Maverick:
Em outro post a ser publicado em breve, fotos e informações da coleção do Dallagnol, que com certeza, merece ser vista.
E a todos nossos leitores, um Feliz Natal!!!!!!!
21 de dez. de 2010
320 KM/HORA EM 7 SEGUNDOS....
Pois bem, como aficcionados por este esporte-motor, acompanhamos provas em todo o mundo, e às vezes, a gente acha um vídeo que merece ser compartilhado.
Caso deste ai abaixo, onde é apresentado um Chevrolet Bel Air 1957, modificado para pista e que tem entre outras preparações, um kit duplo de turbinas.
O piloto Jeff Lutz, proprietário do Chevy, entrou no final de semana passado para o seleto grupo dos pilotos de arrancada que ultrapassaram com seus carros, a mítica marca das 200 milhas por hora, o equivalente a 320,8 quilometros por hora!!!!
Existem muitos superesportivos de linha que até passam dessa velocidade, mas atingir essa marca, numa pista com 402 metros de extensão e em pouco mais de 7 segundos, merece ser visto!!!!
19 de dez. de 2010
DE GALAXIE AO PACÍFICO - VÍDEOS DA VIAGEM!!!!!!
Como foram mais de seis mil quilometros rodados por quatro países, os participantes filmaram os momentos mais importantes, como lugares especiais, situações hilárias ou nem tanto( como um motor fervendo!!) e muitas outras coisas.
Pois bem, por enquanto, estão disponíveis no canal aqui do KmDoze no Youtube, os primeiros 74 vídeos da viagem, gravados pelo participante Luís Eduardo Graeff, o Dudú, um dos tripulantes do Galaxie 70, que viajou acompanhado do pai, Sr. Oscar Graeff, e do irmão, Luís Oscar Graeff, o Píti, atual presidente do Veteran Car Club Passo Fundo.
Estamos ainda trabalhando no restante dos vídeos, já que em todos os quatro Galaxies, havia gente fotografando e filmando tudo, e às vezes, um ângulo de visão, é melhor, ou pelo menos, diferente do que outro!!!
Abaixo, o primeiro vídeo da série, do início da viagem. Todos foram numerados e titulados, para que você possa acompanhar melhor. Em alguns, o som não está perfeito, mas temos que levar em conta que as filmagens foram feitas em sua maioria, em trânsito, desenvolvendo velocidade, e o vento é um inimigo natural dos microfones das filmadoras!!!!
Recoste-se e aproveite a viagem, pois em breve, mais vídeos estarão disponíveis!!!!
18 de dez. de 2010
Slow Motion Viper Burn Out
17 de dez. de 2010
O incrível guia ilustrado para o novo regulamento técnico da F1
O incrível guia ilustrado para o novo regulamento técnico da F1, parte 1
O incrível guia ilustrado para o novo regulamento técnico da F1, parte 2
PRESENTES EXCLUSIVOS, E EM PROMOÇÃO!!!!
Enquanto não se definem os modelos, recebemos do Rafael, uma promoção de final de ano, das linhas exclusivas hoje em produção....
Já adquirimos alguns modelos, (em tamanho XGG, claro) e podemos dizer que o produto realmente é de ótima qualidade. Mas vamos a promoção:
A Race Design já disponibilizou um endereço físico em Passo Fundo, onde comercializará seus produtos, mas existe também a possibilidade de envio para todo o Brasil. Se quiser modelos especiais(como os que estamos bolando, hehehe) entre em contato com o Rafael, pelo 54 9131 2295.
15 de dez. de 2010
III Encontro de Carros Antigos de Concórdia
No primeiro final de semana de dezembro, ocorreu nas dependências da S.E.R. Sadia em Concórdia, Santa Catarina, a Terceira edição do Encontro de Carros Antigos, promovido pelo Veteran Car Club daquele município
.
O mau tempo prejudicou na quantidade de veículos de outras cidades expostos, mas segundo a organização, quem foi teve toda a infra-estrutura do local à disposição, com pavilhão fechado, segurança, praça de alimentação, e um lindo kit de inscrição.
Nosso amigo Sadi Sandri, proprietário de um Ford Galaxie 500 vermelho com teto branco,ano 67, uma pick-up Ford Apache 61 e mais um Jeep, expôs seus amores e participou do encontro, como secretário geral do Veteran Concórdia, cargo que entregou ontem (14/12), por ter assumido a presidência da entidade, para o biênio 2011/2012.
Ao Sadi e a nova diretoria, os nossos votos de sucesso nessa empreitada!!!
Como não poderia deixar de ser, conseguimos um link com as fotos dos antigos expostos em Concórdia...
Clique na foto abaixo e olhe as fotos do encontro.
13 de dez. de 2010
Deformado
12 de dez. de 2010
DIÁRIO DE BORDO-DE GALAXIE AO PACÍFICO - ÚLTIMA PARTE
Na foto, a chegada dos Galaxies...
O grupo foi recepcionado pelos familiares, amigos e curiosos, no Posto BR Brasil do Boqueirão, as 18 horas, e foi uma grande festa!
Para quem não acreditou que os quatro Ford Galaxies, fabricados entre 1970 e 1979 do século passado, fossem suportar a viagem, com mudanças de temperatura, altitude, octanagem de combustível e tudo o mais, fica a informação: Aguentaram sim, e muito bem, toda a viagem!!!! De problemas, além de uma quebra na descarga de um dos Galaxies, houve um problema de aquecimento no motor de outro, mas nada que impedisse o prosseguimento da expedição, que serviu para divulgar o antigomobilismo gaúcho e brasileiro, pelos países do Mercosul.
Os componentes do grupo que fez a viagem, são os seguintes:
Galaxie LTD, 1970, azul náutico – Tripulantes: Oscar Graeff e Luiz Eduardo Graeff.
- Galaxie LTD, 1979, turquesa Viena – Tripulantes: Laoni Toson, César Dall’Agnol e Anildo Dall’Agnol.
- Galaxie 500, 1978, marrom florentino – Tripulantes: Elvoni Piaia Junior, Marcos Zilli, Wagner Guerra e Valkírio “Mané” Baseggio.
- Galaxie 500, 1979, turquesa Viena – Tripulantes: Juliano Feijó, Carlos “Nino” Feijó e Eduardo Feijó.
O pessoal trouxe muitas histórias, recordações, vídeos, e principalmente fotos, e nós do KmDoze providenciamos um slide show caprichado para apresentar aos leitores, em primeira mão, as melhores fotos da viagem!!!!!
Temos também, muitos vídeos, estamo selecionando os melhores, e em breve, também estarão à disposição aqui no blog.
Assim, concluímos nosso Diário de Bordo - De Galaxie ao Pacífico!!!!!!
DE GALAXIE AO PACÍFICO, TERMINA HOJE!!!
Os quatro Ford Galaxies e os 13 passofundenses que participaram da viagem “De Galaxie ao Pacífico”, serão recepcionados neste domingo, por volta das 17h30min, no Posto Brasil, localizado na avenida Brasil, bairro Boqueirão.
Familiares, amigos e outros estarão reunidos para acompanhar o retorno do grupo, que saiu domingo passado em direção ao Chile, tendo passado pela Argentina, e no retorno, também pelo Uruguai.
Nós do KmDoze também estaremos lá, para poder atualizar e finalizar o Diário de Bordo desta aventura…
Aguarde!!!!!
11 de dez. de 2010
Acidente fatal nos treinos do Festival de Arrancada de Curitiba–Parte II
A organização do evento, após o falecimento do piloto, lançou a seguinte nota oficial:
Comunicado oficial sobre o acidente no Festival de Arrancada
Durante os treinos-livres desta sexta-feira do 17º Festival Brasileiro de Arrancada que começou nesta quinta-feira (9) e segue até domingo (12), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, aconteceu um acidente com um veiculo Opala, pilotado pelo paulista Vinicius Maschio, da categoria Pro-Mod.
Por volta das 17h15, o piloto perdeu o controle do carro, tentou controlar o Opala (inclusive acionando o pára-quedas), mas o carro acabou capotando e no impacto o piloto sofreu múltiplas lesões. A equipe de resgate e socorro médico do evento, que fazia cobertura exclusiva na pista, fez o atendimento imediato do piloto que estava desacordado.
Vinicius Maschio foi reanimado e levado para o Hospital Cajuru que tomou todos os procedimentos possíveis, mas o piloto veio a falecer. Maschio era um piloto experiente e filiado a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A organização do evento lamenta a fatalidade e informa que todos os procedimentos possíveis foram tomados.
A foto acima, foi feita há alguns anos atrás, quando o Opala Pro Mod ainda estava em fase de construção. Nota-se o chassis tubular e a gaiola de proteção, sendo que após receber a parte mecânica, com motor GM 6 cilindros fortemente preparado e dois turbos, câmbio powerglide de duas velocidades, diferencial Dana 44, o carro pronto, ficou assim:
Localizamos também, um vídeo, feito de outro angulo, mostrando a capotagem fatal do piloto Maschio…
Nosso post anterior sobre o acidente, gerou diversos comentários, com os leitores expondo suas opiniões de diversas maneiras. Se desejar se inteirar das opiniões, o post é este aqui!!!
DIÁRIO DE BORDO-DE GALAXIE AO PACÍFICO–6ºDIA
Ontem, dia 10/12, os 4 Ford Galaxies completaram o trajeto entre Mendoza e Santa Fé, na Argentina, já cumprindo parte do roteiro de retorno em direção ao Rio Grande do Sul. Neste trecho, após uma involuntária raspada de assoalho num desvível da rodovia, o primeiro problema mecânico da viagem!!!!! Soltou-se o cano de descarga de um dos Galaxies!!!!
Macacos hidráulicos instalados, em pouco tempo a questão foi resolvida e o grupo seguiu viagem.
Nesta foto, um trecho da Rodovia , aos pés da Cordilheira dos Andes.
Chegando a Santa Fé por volta da meia-noite, os aventureiros guardaram os Galaxies no hotel, e foram jantar, porque neste sábado, o trecho a ser percorrido é em direção a Paisandú.
Amanhã, mais informações dos trechos finais da viagem “De Galaxie ao Pacífico”, em nosso Diário de Bordo…..
10 de dez. de 2010
Acidente fatal nos treinos do Festival de Arrancada de Curitiba
O 17º Festival de Arrancada em Curitiba, foi marcado por uma tragédia em sua véspera. Nos treinos para o evento, Vinicius Maschio, piloto do Opala da Limit Performance, sofreu um acidente de gravíssimas proporções (veja o vídeo), e não resistiu aos ferimentos.
O piloto foi retirado do automóvel em estado muito grave, com ao menos uma fratura exposta e possível traumatismo craniano. Foi para o hospital Cajuru em coma - circulam boatos de que o óbito teria ocorrido ainda no autódromo.
Não é o caso de crucificarmos a arrancada, nem o autódromo , ou a organização do evento ou do campeonato. Automobilismo é um esporte de risco, seja em provas de 24 horas ou de quatro segundos - ou menos. Carros da categoria Pro Mod atingem 200 quilômetros por hora em menos de dez segundos, são quase incontroláveis devido ao excesso de potência. Mesmo com a traçao total nas duas rodas traseiras (blocante) o piloto não conseguiu controlar o carro
Contudo, o Opala de Maschio era um caso extremo, e ele estava sempre na iminência de um acidente, como podemos ver no vídeo abaixo. Ainda assim, era um risco assumido - não devemos tratar pilotos como crianças ingênuas. É provável que as pistas tenham fiscalização ainda mais rigorosa; mas saibam do óbvio: o risco de uma fatalidade sempre existirá.
Vinicius Maschio deixa a esposa e três filhas. Foi confirmada a realização do Festival, com provável homenagem ao piloto. Será um natal triste para a comunidade do automobilismo brasileiro.
Fonte:Jalopnik Brasil
DIÁRIO DE BORDO-DE GALAXIE AO PACIFICO -4°/5º DIA
Apenas nesta sexta-feira(10/12) conseguimos contato telefônico com o Grupo, para atualizarmos as informações da viagem. Os carros chegaram a Vina Del Mar, na costa do Oceano Pacífico, na quarta-feira à noite. Em todo o trecho de ida, por incrível que possa parecer, nenhum problemas mecânico afetou os Galaxies.
Como o roteiro é longo e o cronograma apertado, ontem (09/12) saíram do Chile atravessando de volta a Cordilheira dos Andes, em direção a Mendoza, na Argentina, e foi na subida da Cordilheira, que ocorreu o único contratempo mecânico, até agora. Devido ao tráfego intenso de caminhões, um dos Galaxies do comboio teve um aumento de temperatura, que foi resolvido rapidamente em uma parada fora do roteiro. Resfriado o motor e analisada a situação, seguiram viagem, e pernoitaram em Mendoza, onde novamente, a internet não funcionou!!!
Pois bem, hoje(10/12), o grupo iniciou o percurso entre Mendoza e Santa Fé, por volta das seis da manhã, e no momento do nosso contato telefônico com eles, desenvolviam uma média de 130 km/hora pelas ótimas rodovias argentinas.
Estamos aguardando agora, a chegada da expedição a um local onde funcione a internet, para que possamos atualizar as fotos da viagem.
A qualquer momento, o Diário de Bordo-De Galaxie ao Pacífico – 6º Dia!!!!!!
Na foto, os passofundenses em um restaurante argentino…..
9 de dez. de 2010
RACE DESIGN NA FEIRA DO BOURBON
Dezenas de expositores participarão da feira, e a Race Design estará presente, apresentando sua coleção de camisetas e telas exclusivas, entre as quais destacamos as camisetas da Ford F 100, Ford Maverick, Team Lamborghini e Jaguar.
Na linha de pintura digital, serão apresentadas as telas do Dodge Charger, Ford Maverick, Ferrari F40, Volkswagen Gol GT, Ford F100 1956 e Ford F100 1977, entre outros trabalhos.
As camisetas serão comercializadas a 30,00 e as pólos, a 35,00, em diferentes cores, nos tamanhos P, M, G, GG e XG. Para as mulheres, existe a linha Pet Lovers, composta de camisetas, regatas e babys, com desenhos de bichos de estimação.
Cabe salientar que a produção de cada ítem, é reduzida, para garantir a exclusividade. A Feira de Natal do Lions Club no Bourbon, abrirá nos 3 dias, das 10 às 21.30 horas. Para conhecer outros produtos da linha Race Design, clique aqui para ver as telas, e aqui para ver a linha de camisetas!!!
8 de dez. de 2010
DIÁRIO DE BORDO-DE GALAXIE AO PACÍFICO–3º DIA
Por mais incrível que possa parecer, até agora, nenhum dos quatro Ford Galaxies que estão participando da viagem “De Galaxie ao Pacífico”, teve problemas mecânicos ou outros que obrigasse o grupo de 13 viajantes a parar na estrada!!!!
Recebemos agora há pouco, as informações relativas ao trecho de ontem da expedição, que finalmente atravessou a Cordilheira dos Andes, chegando por volta das 23h30 min desta terça(07/12) em Vina Del Mar, no Chile.
Na foto acima, pedágio na rodovia trans-Cordilheira, onde o grupo precisou esperar aproximadamente duas horas, até obter a liberação das pessoas e dos veículos para seguir viagem.
Na aduana entre Argentina e Chile, os carros foram vistoriados por este oficial ai da foto abaixo, “funcionário” chileno!!!!
O cão não encontrou nada de suspeito, e todos foram liberados para seguir viagem!!!! Logo na Cordilheira dos Andes, tendo as montanhas nevadas como fundo, parada para as fotos de recordação. Aqui, o participante mais experiente da viagem, Sr. Oscar Graeff, posando junto ao Galaxie…
O trecho de ontem, com certeza foi o mais bonito da viagem até o momento, apesar da mudança de temperatura!!! A viagem começou domingo com mais de 30 graus centígrados e ontem na terça, já havia baixado para próximo de zero. Descendo a Cordilheira no lado chileno, altas temperaturas novamente, nas proximidades do Oceano Pacífico.
O trecho de hoje está sendo mais light, ficando entre algumas cidades do litoral chileno, como Vina del Mar e Valparaíso. Amanhã, o Diário de Bordo-De Galaxie ao Pacífico, em seu 4º dia…..aguardem!!!!
FOTOS DO 3º ENCONTRO DE ANTIGOS DE GUAPORÉ
Como havíamos anunciado aqui, no final de semana passado, ocorreu em Guaporé o 3º Encontro de Antigos, promovido pelo Veteran Car Club do município. O evento teve lugar no Shopping de Guaporé, localizado as margens da rodovia, e fez a alegria também das esposas e acompanhantes dos antigomobilistas, uma vez que as lojas de jóias e langeries permaneceram abertas durante o sábado e domingo!!!!!
Segundo Ricardo Freitag, presidente do Veteran Guaporé, tudo transcorreu na mais perfeita tranquilidade, e o domingo principalmente, teve um maior número de visitantes. Para não deixarmos passar em branco, o Freitag nos disponibilizou dois endereços da internet, onde foram postadas as muitas fotos do Encontro. Agradecemos ao blog box15 e ao tamarpromoter, pelas fotos!!!! Basta clicar nas fotos abaixo, para ser redirecionado aos álbuns dos sites!!!!!
Box 15:
Tamarpromoter:
7 de dez. de 2010
DIÁRIO DE BORDO–DE GALAXIE AO PACÍFICO, 2º DIA
Durante todo o dia, apesar das altíssimas temperaturas e sol escaldante, os quatro Ford Galaxies comportarem-se exemplarmente, sem nenhuma quebra, pneu furado ou qualquer outro problema.
O trecho, todo em ótimas rodovias, com asfalto er sinalização perfeitos, somente teve alguns pequenos atrasos em locais onde existem obras de recuperação viária.
Algo que está chamando a atenção dos 13 participantes da viagem, e merece comentário, é a calorosa recepção que estão tendo, em todos os locais por onde passam. Os hermanos tem admirado os carros, conversado e ajudado no que for possível.
Na imagem abaixo, um trecho rodoviário de longas retas, que permitiu até uma “pose” para a foto…
O único problema ocorrido em todo o percurso da segunda-feira(06/12), foi uma multa, recebida porque os faróis estavam apagados. A legislação do país vizinho determina seu uso ligado em rodovias.
Quase na chegada a Mendoza, chuva de granizo, seguida de temporal, mas os carros tiraram de letra.
Hoje, a saída de Mendoza ocorreu as 8 da manhã, e o roteiro estipulado apresenta um dos mais bonitos trechos da viagem: A passagem pela Cordilheira dos Andes!!!
Amanhã aqui no KMDOZE, as atualizações do Diário de Bordo – De Galaxia ao Pacífico, 3º dia!!!!!!!
Aguardem!!!!!!!
6 de dez. de 2010
DIÁRIO DE BORDO–DE GALAXIE AO PACÍFICO 1º DIA
A saída ocorreu conforme previsto, as 5 da manhã, as paradas e tempos de parada foram respeitados, até a chegada na Aduana Argentina, onde o grupo perdeu cerca de duas horas até acertar a liberação dos carros e pessoas.
Na foto acima, o grupo na aduana…..
Segundo Elvoni Piaia Júnior, nosso correspondente, os Galaxies se comportaram perfeitamente neste primeiro dia, e a média de consumo, ficou na casa dos 6.5 km/litro, com velocidade em torno de 80 a 100km/hora.
Primeira parada para abastecimento dos Galaxies…tem que alimentar, caso contrário, não anda!!!!!
Após as duas horas de espera na aduana, o grupo seguiu viagem, e esta foto a seguir, foi tirada no final da tarde de ontem, faltando aproximadamente cem quilometros para o primeiro objetivo, ou seja, a cidade de Santa Fé.
A turma de amigos, chegou no hotel em Santa Fé, as 21h20min de ontem, onde jantaram, pernoitaram, e sairam cedinho hoje, com previsão de percorrer 950 quilometros nesta segunda-feira.
Próximo destino, Mendoza, e amanhã, a previsão é atravessar a Cordilheira dos Andes!!!! Assim que recebermos os novos detalhes, a segunda parte do Diário de Bordo – De Galaxia ao Pacífico!!!!!
5 de dez. de 2010
ACOMPANHE A VIAGEM AO PACÍFICO, PELO KMDOZE!!!!
Isso porque, a saída da expedição "De Galaxie ao Pacífico", ocorreu exatamente as cinco da manhã deste domingo.
Nós do KMDOZE acompanhamos ontem(com um pouquinho de ciúme) os preparativos finais e carregamento dos carros, para a viagem, e aproveitamos para fotografar os veículos. Em cada Galaxie, kits de primeiros socorros, peças como alternador, bomba d'agua, ventoinha, correias, fluído hidráulico, ferramentas diversas, cambão para reboque, dois triângulos sinalizadores em cada veículo, e até mesmo as mortalhas exigidas pela autoridade de trânsito Argentina,para as passagens de ida/volta pelo país, enfim, tudo preparado para o início da aventura.
Cada carro teve instalado um rádio amador, completo com antena e alto-falantes, para contato entre os veículos na viagem e com o mundo exterior, uma vez que a previsão de viagem é de trechos de estrada entre oito da manhã e seis da tarde.Em um dos Galaxies, uma concessão à modernidade, com a instalação de um GPS!!!!!
Acertamos com a organização, o envio de fotos e informações a cada dia da viagem, para que vocês leitores, possam acompanhar o desenrolar desta aventura que terá, a princípio, 8 dias de duração.
Hoje, e todas as noites até o final da viagem, receberemos todos os detalhes fresquinhos pelas mãos do participante Elvoni Piaia Junior, que fará as vezes de contato via internet com o Brasil.
Bem, como a próxima informação só vem hoje a noite, sobre o que transcorreu nesses domingo, fiquem com as fotos que tiramos dos preparativos ontem à tardinha.....
4 de dez. de 2010
Começa neste domingo a viagem até o Oceano Pacífico
A previsão ida/volta, é de 8 dias para cumprir o trajeto, com um custo previsto de 25 mil reais para toda a equipe, sendo dez mil, apenas de combustível!!!. Em 2009, parte do grupo, também tripulando Ford Galaxies, saiu daqui em direção ao Uruguai, e a experiência foi tão boa que resolveram repetí-la agora, com um roteiro maior e com mais integrantes.
- Protagonistas da aventura:
- Galaxie LTD, 1979, turquesa Viena – Tripulantes: Laoni Toson, César Dall’Agnol e Anildo Dall’Agnol.
- Galaxie 500, 1978, marrom florentino – Tripulantes: Elvoni Piaia, Elvoni Piaia Junior, Marcos Zilli, Wagner Guerra e Valkírio “Mané” Baseggio.
- Galaxie 500, 1979, turquesa Viena – Tripulantes: Juliano Feijó, Carlos “Nino” Feijó e Eduardo Feijó.
Roteiro:
05/12 – Saída de Passo Fundo em direção a Argentina. Pernoite em Santa Fé (Argentina).
06/12 - Saída de Santa Fé (Argentina), passando por Cordoba e pernoitando em Mendoza (Argentina).
07/12 - Saída de Mendoza (Argentina) e pernoite em Valparaiso (Chile).
08/12 - Valparaiso/Santiago (Chile)
09/12 – Saída de Vaparaiso (Chile) e pernoite em Mendoza (Argentina)
10/12 - Saída de Mendoza (Argentina) e pernoite em Santa Fé (Argentina)
11/12 – Saída de Santa Fé (Argentina), passando por Paysandu (Uruguai) e pernoite em Santana do Livramento (Brasil)
12/12 - Saída de Santana do Livramento para Passo Fundo.
O grupo, onde todos são antigomobilistas, pretende visitar diversos ferro-velhos, algumas oficinas e outros locais onde se encontram os objetos de sua paixão comum.
Abaixo, você pode visualizar a rota a ser cumprida pelos passo-fundenses…
Exibir mapa ampliado
O Jornal "O Nacional", em sua página na internet, terá noticias diárias através de um blog da viagem, a ser atualizado por menbros do grupo de viajantes. Posteriormente será editado um livro da viagem, e também a revista "Classic Show" terá reportagem especial.
A todos os participantes, os nossos votos de sucesso e de uma ótima e grande aventura!!!!!!
3 de dez. de 2010
ENCONTRO DE ANTIGOS DE GUAPORÉ
O encontro terá lugar no Centro Comercial Guaporé, localizado na rodovia RS 129, altura do km 128,5.
Está prevista presença maciça dos antigomobilistas da região serrana e também aqui do Planalto, por ter Guaporé uma localização privilegiada, acessos rodoviários facilitados e uma ótima estrutura gastronômica e hoteleira para atender a todos que comparecerem.
Segundo nosso amigo Ricardo Henrique Freitag, presidente do V.C.C.G, os antigomobilistas e público em geral terão toda a ajuda da diretoria e menbros, para que o Encontro seja sucesso, a exemplo dos dois anteriores.Ano passado, 180 veiculos estiveram expostos em pavilhão fechado, houve shows, exposições paralelas da industria e comércio locais, e grande presença de público.
Aos interessados em maiores detalhes, o Freitag disponibiliza o telefone 54 9925 2444, para maiores informações….
E nós aqui do Kmdoze, publicaremos as fotos de Guaporé!!!! Aguarde…
2 de dez. de 2010
17º FESTIVAL BRASILEIRO DE ARRANCADA
Quando da construção do autódromo em Pinhais, região metropolitana paranaense, optou-se por fazer um trecho da pista em concreto especial, seguindo os moldes das pistas de arrancada norte-americanas, visando já a realização das provas de arrancada, que ano a ano foram crescendo, atraindo competidores e público de todo o país, e que chega neste ano, a contar com a participação de pilotos de outros países da América Latina.
O festival inicia na quinta-feira dia 9 e tem seu encerramento previsto para o domingo, dia 12, e nestes dias, diversas categorias estarão em disputa. Até o momento, cerca de 350 carros estão inscritos para o evento.
As provas mais aguardadas pelo público, envolvem a categoria Top Fuel e Funny Car, onde os dragsters movidos a motores V8 ou turbinas aeronáuticas ensurdecem as arquibancadas, e percorrem a pista em tempos absurdamente baixos!!!!
Para quem gosta de Arrancadas e dispõe de tempo livre no próximo final de semana, a melhor pedida certamente é visitar a capital paranaense e assistir ao 17º Festival Brasileiro. Maiores informações, sobre inscrições para concorrentes, hospedagem, transporte, emfim, todos os detalhes relativos ao evento, podem ser obtidos pelo site www.festivalforcalivre.com.br
Já tivemos diversos passofundenses disputando premiação nos Festivais de Arrancada, e voltando pra casa, com primeiros lugares em diversas categorias. Fábio Funghetti com o Passat 446 (ganhou lá o apelido de “Mutilado”..contaremos essa história, em outro post!) Ricardo Franciosi, com o Gol 277, pilotos cujos carros são lembrados até hoje pelos aficcionados…
Essa foto acima, é da entrega de premios numa das primeiras edições do Festival, onde o Funghetti( camiseta branca) sagrou-se campeão!!!!!