Pular para o conteúdo principal

CAIXA DE MARCHAS NA COLUNA PARA ARRANCADAS???

Essa foi a primeira pergunta que fizemos ao Leandro Fontana, de Sarandi/RS, ao saber que ele compete em provas de arrancada com seu Ford Maverick, motor 4 cilindros OHC de 2.300 cilindradas.A sigla OHC, identifica os motores com comando de válvulas no cabeçote.  O Maveco é ano 1975, quatro portas e câmbio na coluna, quatro marchas, e foi comprado zero quilometro 36 anos atrás, pelo pai do Leandro, o seu Hermes João Fontana, na Auto Mecânica Sarandi, que era a revenda autorizada Ford para a região na época.

O Maverick, verde itanhangá nos seus primeiros anos, foi usado como taxi em Sarandi, dirigido pelo tio Dorvalino Prezotto. Por volta de 1978, a família Fontana mudou-se para Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, e o valente Ford fez diversas idas e vindas até lá. Na década de 80, voltaram a residir em Sarandi, onde até na lavoura, o Maveco foi usado, como pau para toda obra.

Em  1990, depois de muito uso, veio a primeira reforma. Em 1994, quando o Leandro completou 18 anos, recebeu o Maverick de presente, e o carro passou a servir de cobaia para as experiências do novo dono, que fazia curso de Mecânica de Automóveis, no SENAI em Carazinho, e precisava de um veículo para praticar os consertos.

HPIM0635 (Small)

Formado, Leandro abriu sua oficina, mas nunca pensou em se desfazer do Ford Maverick. Em 2005, mais uma reforma no carro, que em 2006 passou a ser usado em provas de arrancada pela região. Lógico que o motor original foi preparado pelo dono e mecânico e tem lhe garantido diversas alegrias nas provas em que participam.

HPIM0637 (Small)

Como o Maverick é paixão do Leandro e do filho dele,o João Gabriel,  de 12 anos, a brincadeira começou a ficar séria, e motivou até a realização de um curso de mecânica, focado nestes motores Ford, que se realizou final do ano passado em São Paulo. Lá, o Leandro aprendeu alguns macetes novos, para extrair alguns cavalos a mais da máquina, que pásmem, ainda é o motor em que a Ford mundial baseou muitos projetos atuais, como o motor da Ford Ranger. Hoje rodando a álcool, o motor melhorado do Maverick, não é preparado ao extremo, segundo o dono…foi apenas otimizado pra não fazer feio perante os competidores. Ele hoje tem coletor de escape dimensionado 2,5",cabeçote taxado, carburador 100% original do opala 6cil alcool H34 e sistema de ignição CDI CM Racing. Ventilador elétrico, tomada de ar frio e outros acertos, proporcionam hoje uma velocidade final real em torno dos 190 km/hora, com o diferencial original 3.92.

HPIM0633 (Small)

A caixa original com acionamento na coluna, deu problema algumas vezes, até que o Leandro resolveu construir uma unidade, praticamente inquebrável:

Pegou a caixa de câmbio Clark 260F, instalou o miolo da caixa Ford F-1000,  e a rabeta da caixa de um Dodge Charger. Com o diferencial com bloqueio nos 4 satélites, fez umas adaptação nos acionamentos, e já foi testada e aprovada.

projeto 260f 4

A partir de agora, iniciam-se os campeonatos de arrancada, e novamente o Maverick 4 portas, hoje verde Jaiba, estará presente, com sua mecânica otimizada, participando da brincadeira.

260f 17

A próxima fase deste carro? Com certeza será sua terceira reforma, programada para breve, segundo o Leandro.  Desta vez, será recuperado integralmente, pintado com a cor original do catálogo Ford , e voltará a ser como era em 14 de agosto de 1975, data em que foi fabricado esse  modelo Sedan Super.

Na próxima foto, o Maverick, o Leandro, e o próximo proprietário, o João Gabriel, que espera ansioso a passagem dos próximos seis anos…Quando fizer 18, o carro que foi do seu avô e hoje é do pai, passará aos seus cuidados!!!!

DSC01580




Comentários

  1. meu projeto é andar rapido mas com estilo...hehehe...
    valeu Vitor, agradeço a reportagem, em breve te mando mais umas coisinhas...

    abraços
    Fontana

    ResponderExcluir
  2. duvido ele passar o Maverick para o João Gabriel...
    Abraços
    Buzin

    ResponderExcluir
  3. Esse é o nosso Fontana de sempre. Inovador e um cara leva o Maverick na alma.... É isso aí meu velho. Landau

    www.maverick73.com.br

    ResponderExcluir
  4. não é só de maveco q o fontana entende pede para ele falar de jeep ford heheh e outras coisas mais
    abraço

    ResponderExcluir
  5. E eu que achava que o fontana era um velhinho! kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular Posts

FINALIZANDO O LANDAU 1976 SÉRIE PRATA

No último final de semana estivemos visitando as instalações em Passo Fundo, da Sem Padrão Estética Automotiva, na av. Brasil no Boqueirão, onde os irmãos Feijó estão, entre outros projetos, finalizando a recuperação do Ford Landau 1976, série prata, mostrado neste post aqui!!! O Landau, pertence ao Sérgio Saccomori, e já veio em ótimas condições para as mãos dele. O problema é que o Sérgio é perfeccionista, e alguns detalhes do carro estão sendo finalizados, para que esteja dentro de pouquíssimo tempo, no estado em que saiu da revenda. na parte interna, está sendo recuperada a capa superior do painel de instrumentos, que também foi desmontado para limpeza e conserto do rádio original. aproveitando o desmonte interno, o volante original também recebeu restauração apropriada, voltando a ficar zero  km!!!. a parte de tapeçaria está recebendo atenção especial. o Landau exibia dois bancos dianteiros individuais, que já foram trocados pelo original inteiriço.Um grande problema está nest...

QUER IMPORTAR CARROS ANTIGOS DO URUGUAI???

Nós do Km Doze não temos vinculo com o vendedor e não temos a lista de carros e valores, qualquer duvida entrem em contato com o email que está na postagem.    Recebemos no endereço eletrônico do KmDoze, um email oriundo do Uruguai, país  famoso por ainda ter em suas ruas, centenas de milhares de automóveis e motocicletas antigas, de várias décadas do século XX. Pois bem, o Marcos, que usa o apelido de Vendedor Uruguayo, trabalha  com compra e venda somente de antigos, e nos repassou uma listagem com dezenas de modelos, marcas e anos de carros, motos e outros colecionáveis.      A lista é grande, e se houver real interesse, ele disponibiliza fotografias através do seu email, que é vendedoruruguayo@gmail.com . Os preços são cotados em dólar e há modelos como o Flint 1924, diversos Ford das décadas de 20,30,40 e 50, pick-ups antigas, Mercury, Mini Morris, Fiat, Nash,  Dodge, Chevrolet Bel Air e muitos, mas muitos outros.      Se...

OPALA GRAN LUXO 1974

     Há poucos meses, em Passo Fundo, começou a circular um belíssimo e impecável exemplar de Chevrolet Opala Gran Luxo, modelo 1974, adquirido pelo antigomobilista Luis Eduard Graeff.      O modelo chama a atenção pela completa originalidade, e pásmem, tem apenas pouco mais de 48 mil quilometros rodados, em 38 anos de existência!!!!!     Fomos procurar o Dudú, como é conhecido o terceiro dono do 4.100, para que nos contasse a história dessa relíquia, relato este que reproduzimos a seguir: “Esse carro eu descobri em Candelária/RS,  há 4 anos atrás, e depois disso, não fiquei quieto enquanto não comprei ele. Sempre comentava com a minha esposa Fernanda, que tínhamos que comprar esse maravilhoso carro.      Sempre chegava nas cidades e começava perguntar se existia algum Opala. Conheci diversos carros assim na região sudoeste do RS.      Cheguei numa revenda de carros usados, no centro de Candelária e pergu...