Páginas

4 de jan. de 2011

Encontro Sulamericano de Vw a Ar e Derivados - Etapa Argentina

Está tudo pronto para a grande aventura dos Passofusquenses (trocadilho adotado pelos associados do Passo Fundo Fusca Clube que irão  para a Argentina). 08 Fuscas e 01 Kombi da cidade, mais outros Fuscas, do Paraná, São Paulo e outros Estados,  cruzarão três países e mais de 1300 km, que separam Passo Fundo de Buenos Aires, para participar do "1er Encuentro Sudamericano de VW por Aire y Derivados de Buenos Aires" - Etapa Argentina, realizado pelo Grupo Movimiento Aircooled.com/  sediado na capital do vizinho país.
Em Passo Fundo, ainda neste dia 05, o grupo receberá mais um Fusca de Porto União - SC, para se juntar à 'Tropeada', nome dado à viagem, em alusão aos antigos caminhos, usados  na época do Tratado de Tordesilhas, em que se faziam trocas de animais e transporte de minérios da Região do Prata (Argentina e Uruguai), Chile e Parte do Rio Grande do Sul, que ainda não fazia parte dos domínios coloniais Portugueses.
A saída de Passo Fundo, está programada para as 4:00 h. do dia 06, tendo pontos pré definidos para as paradas e abastecimento em Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul, Santana do Livramento/Rivera - UY, Tacuarembó - UY, Paysandú/Cólon - AR, Gualeguaychú e Buenos Aires.
A viagem, que teve um planejamento de 5 meses, foi divulgada nacionalmente, possibilitando a participação de outros donos e aficcionados por Fuscas. Destes interessados, alguns se juntarão à Tropeada pelo caminho, em Santa Maria e Rosário do Sul.
Desde a saída, o plano para o primeiro dia é rodar cerca de 900 km, pernoitando em Paysandu, no Uruguai. Na manhã seguinte, 06:00 h. reinicia a viagem, para o restante dos quilômetros, até chegar em Buenos Aires, quando os anfitriões estarão esperando o grupo. 
Estes são os "Passofusquenses" participantes:
Kombi: Lucio, Maurízio, Vania, Juliana, Diogo e Lili
Fusca Bege: Leonardo (Cabecinha)
Fusca Marrom: Natanael Jr. e Síntia
Fusca Preto: Thiago e Vogel (PR)
Fusca Azul saia e blusa: William  
Fusca Azul: Nereu e Vera
Fusca Ocre: João
Fusca Bordô: Jorge
Fusca Branco: Igor e Betão
Fusca Cinza: Telmo e Sônia
Além de conhecer a Capital Portenha, conhecida como a Paris Sul Americana, os Passofusquenses aproveitarão também, para divulgar Passo Fundo e o  "Encontro Sul Americano de Fuscas e Derivados a Ar de Passo Fundo" - Etapa Brasil, que acontecerá dias 18 e 19 de junho.
Para quem quiser acompanhar a viagem e o diario de bordo, poderá visitar o blog: oldersbahnvolks
Conversamos com o Lúcio da Silva, um dos que viajará na Kombi, e menbro ativo do PFFC, que nos respondeu algumas questões:


- Como surgiu o convite para vocês irem a Buenos Aires?
 
"Desde a realização do nosso encontro em junho de 2010, onde recebemos a visita de 03 Fuscas Argentinos (http://www.onacional.com.br/noticias/cidade/5067), iniciamos fortes laços de amizade com o pessoal do Movimiento Aircooled. Eles ficaram cativados com o encontro, com toda a receptividade dos participantes e visitantes que puderam ver os três exemplares que cruzaram tantos quilômetros para participar de uma encontro de Fuscas. A partir daí, eles que nunca tinham organizado um encontro, nos lançaram a idéia de organizar um 'encuentro' em Buenos Aires. Prontamente dissemos, que na data que eles organizassem este encontro, nós estaríamos por lá. A partir daí, começou os contatos diretos com o José e o Cristian (Movimiento Aircooled) para definir uma data. Primeiro projetamos para outubro, depois novembro, aí em conversas chegamos à um consenso que uma opção seria fazer em janeiro, visto que a maioria dos integrantes está em férias do trabalho ou dos estudos. Decidida a data, iniciamos os planejamentos, desde possíveis rotas a serem traçadas, material mínimo necessário, documentação e ítens obrigatórios exigidos (cambão, kit de primeiros socorros, etc) documentação particular de cada pessoa, seguro internacional para os veículos (Carta Vieja) e fizemos uma ampla divulgação no Fórum Fusca Brasil, convidando outros interessados a  Participar. Nesta divulgação fizemos vários amigos, inclusive os dois primos que virão de Porto União - SC ainda neste dia 5, para se juntar à Tropeada e sair junto conosco".

- Qual é o consumo médio de combustível? Há uma previsão de quanto vão gastar?

"Dentro dos planejamentos, criamos uma planilha no excel, de cálculo de combustível, gastos com pedágio, refeições e até as balinhas que fossem compradas seriam computadas. Mas, como temos Fuscas que fazem de 03 até 13 km/l abandonamos esta planilha, deixando uma em branco com descrição dos gastos, valores e o km onde ocorreu o custo e cada veículo terá a sua, fazendo um balanço geral de gastos somente ao final da viagem, onde criaremos um diário, possibilitando outros interessados, fazer esta viagem e já planejar de antemão seus custos. Ainda há a particularidade de Fuscas que irão somente com o motorista, dois ou três passageiros e a kombi que irá com 06 pessoas afetando assim, diretamente no consumo de cada carro".


- O pessoal tá perguntando se os Fuscas conseguem chegar?

"A pergunta que mais ouvimos e com certeza a que 50% dos leitores farão: "E chega?" Outro dia, respondi meio ríspido, a uma amiga que largou essa. Ela possui uma carro seminovo, que só sabe abastecer e andar, respondi: "o meu chega, não sei o seu." Depois pedi desculpas pela resposta, por ser grosso. Mas é a máxima de todo o veículo, não importa o ano do seu carro, importa como você cuida dele se a manutenção está em dia, coisas simples como a calibragem dos pneus, mas que muitas pessoas não fazem. Problemas, podem ocorrer com qualquer veículo em uma viagem, ainda mais em um trecho tão longo, o que nos ajuda é a mecânica simples que os motores boxer refrigerados a ar propiciam. Existem duas opiniões em relação ao Fusca, que é o amor ou o ódio. E com certeza sabemos que quem odeia, foi porque perdeu algo para um Fusca ou para o dono (a) de um fusca. (risos)"


- Já fizeram viagens antes? Essa é a mais longa?

"Fazemos viagens regularmente, estamos sempre com os Fuscas na estrada, indo para os mais diversos lugares nos Encontros realizados pelos clubes, desde cidades na região até cerca de 650 km de distância em Curitiba no Paraná. Os adesivos nos vidros traseiros que nos identificam já foram vistos em estradas de todo o Sul do país. Porém esta é uma viagem especial onde passaremos pelo Brasil, Uruguai e Argentina. Esta será a primeira de muitas viagens internacionais, que faremos. O detalhe interessante em uma viagem pelas estradas é que tem pessoas que não gostam de ser ultrapassadas por um Fusca e muitas vezes sem sentem frustradas por não conseguir mais alcançá-los. São os 50% que odeiam Fusca. (risos)"


- Qual é a emoção de viajar de Fusca?

"Viajar de Fusca é uma sensação indescritível, seja sozinho ou com os amigos. Por todo lugar que se passa o Fusca sempre chama a atenção e vários são os curiosos que chegam para vê-los nos pontos de paradas. Também é bastante bacana, ao cruzar com outros veículos que dão sinal de luz, cumprimentando e fazendo sinais positivos. Estes são os 50% que amam Fuscas (risos)."

 
- Qual o ano dos Fuscas e a potência deles (1.300, 1.500.....?

"As potências variam de acordo com cada carro, teremos 4 Fuscas 1.300, 1 Fusca 1.500, a Kombi e 4 fuscas 1.600, um deles Turbinado. Ainda dividiremos a viagem em 2 grupos de 05 veículos, com alguns minutos de diferença nas saídas. Para poder melhorar a média andada. Projetamos até Santa Maria uma média de 60km/h, devido as curvas, movimento da estrada e o terreno acidentado, após, dará para aumentar consideravelmente a média, visto que teremos longas retas e trechos sem muitos aclives/declives."

 
- Os argentinos virão para o evento que ocorrerá em Passo Fundo?

"Desde que os 09 argentinos voltaram de nosso Encontro em Junho, foram muito assediados pelos amigos de lá, sobre as informações e como os Fuscas se comportaram na estrada. E no site deles (www.movimientoaircooled.com) ainda está o Banner do evento passado, com a seguinte inscrição: "Un viaje increíble. Estaremos ahí en 2011" que não precisa de tradução. A promessa é de mais pessoas de outros países participando por aqui, visto que nosso intuito, é projetar ainda mais a cidade de Passo Fundo e o Passo Fundo Fusca Clube internacionalmente. Temos um evento que é referência com uma ótima infra-estrutura, e com várias opções de entretenimento o que não o deixa ser estático. Graças ao esforço de vários anos na organização, também somos um dos sites mais visitados e um dos primeiros na busca nacional do google, basta digitar "Fusca Clube" no buscador. Isto é muito gratificante, pois prova que o trabalho de todos os sócios, não foi em vão."
 

- Quando vocês retornam? 
" O encontro acontece no dia 09 de janeiro, temos a pretenção de voltar no dia 10, conhecendo algumas cidades e fazendo turismo".


- Vocês levarão peças reservas, vai carro de apoio?

"A kombi, além dos passageiros, levará alguns 'repuestos', caso haja algum imprevisto. Como alternador, Cabos e velas, platinado, condensador, espias, correias, entre outras peças. Além de peças para o uso caso necessário, levaremos algumas peças para a venda  em um mercado de pulgas, pois conforme os anfitriões, está cada vez mais difícil  encontrar peças de reposição para VW boxer por lá. Esse é um detalhe que temos que agradecer, que apesar dos preços estarem em uma ascendente, ainda possuimos opções para os nossos veículos."
 Nós do KmDoze só temos que desejar uma ótima viagem aos "Passofusquenses", e aguardar ansiosos a chegada das informações e fotos atualizando o diário de bordo desta aventura!!!!!!
 
-
ATENÇÃO, NÃO PERCA:
1º Encontro SUL AMERICANO de Fuscas e Derivados a Ar,  dias 18 e 19 de junho de 2011.
(4º Encontro Sul Brasileiro e 11º Encontro Estadual)

Venha para a Capital da Volkstravagância e 'TRAGA SEU VOLKS PARA PASSEAR'. Infos no http://oldersbahnvolks.blogspot.com


3 comentários:

  1. Parabéns aos organizadores e participantes dessa grande aventura ! Sou apaixonado por antigos, principalmente V-8, mas tenho o maior respeito pelos Fuscas, pois meu primeiro carro foi um Fusca 1200, 1966.
    A vocês uma ótima viagem e que Deus vos acompanhe ! A graça da vida está em fazer algo sádio que gostamos, sem se importar com a opinião dos que não tem o mesmo gosto da gente ! Abraços. Ari Peruzzo. N. Prata RS

    ResponderExcluir
  2. Carlos Palombini,
    Assim como meu amigo Ari, desejo aos amigos uma grande viagem, muito sucesso e muitas amizades ao longo do caminho, pois é o que guardamos para sempre conosco. Ah se eu tivesse me planejado antes... teria posto meu 69 nessa...

    ResponderExcluir
  3. eu fiquei super contente quando li esta reportagem,voçes e estes fuscas são guerreiros(kombi tambem)qualquer dia nos encontraremos na pista,um grande abraço de mais frissurado por fusca.luis claudio tres rios rj

    ResponderExcluir