Páginas

25 de jan. de 2011

O MAL QUE A CHUVA TRAZ AOS CARROS

Todos os anos, na época do verão, vários Estados brasileiros acabam afetados pelas fortes chuvas, tradicionais em nosso querido País tropical. Muita chuva, acaba causando alagamentos, enchentes fortes, e você vê pela imprensa,a água das inundações danificado carros, caminhões e veículos utilitários, e esportivos.
Se o veículo tem seguro, acaba recolhido e vai a leilão, normalmente nos grandes centros como São Paulo, onde é adquirido por um preço bem abaixo do valor de mercado. É enviado para oficinas, onde é limpo e depois recolocado em algumas lojas de compra e venda, onde vai ser comprado pelo desavisado que pensa estar fazendo uma ótima compra!!





Água deixa danos permanentes. Componentes elétricos e mecânicos provavelmente irão falhar logo de início. Mofo e bolor, não são fáceis de erradicar. Qualquer garantia restante, é anulada. Esteja atento para esses carros, mesmo se você não mora em uma área onde ocorreu alagamentos, porque pessoas desonestas podem trazer o carro problemático até você!!!
Ao pensar em adquirir um carro usado, tome algumas precauções, que se não o salvarem de uma compra errada, pelo menos podem fazer o vendedor tomar cuidado com o que lhe oferece, já que você parecerá um entendido!!!
 
1. Procure a umidade e sujeira.Procure por elas dentro de luzes nas portas e nos painéis laterais. Abra o porta-luvas, cheque o console e apalpe o interior do carro,por baixo do painel, inspecionando por qualquer sinal de umidade ou a sujeira barrenta que é sobra de um dilúvio. Procure sob o capô sujeira acumulada ou sinais de ferrugem. Não se esqueça de deslizar sua mão sob os assentos para verificar se há sinais de umidade.
 
2. Sente-se no carro e respire fundo, cheire!!!! Se você notar um odor azedo,disfarçado pelos odorizadores, fique experto!!!! Embebidos na enchente, carpetes e outros componentes são difíceis de secar com pressa, então há muito mofo e bolor a crescer, especialmente se o dilúvio ocorreu em um local quente e úmido. Você poderá observar outros odores associados com o local onde o veículo foi inundado, tais como o combustível e o óleo derramado em águas de inundação.
 
3. Procure por novos componentes interiores.Os carpetes parecendo novos - demasiado novos para o veículo? É incompatível? Capas de assento, parecem fora de lugar com o carpete? São componentes que podem ter sido alterados com pressa depois que o veículo foi retirado das águas.
 
4.Tente obter um relatório ou histórico do veículo, junto ao Detran do seu Estado. Alguns sinistros são registrados pelo órgão.
 
5. Ao Ligar o carro, verifique todos os sistemas elétricos possíveis, incluindo as luzes exteriores e interiores, os indicadores, o relógio e o sistema de áudio e as luzes de alerta que exibem informações de air-bags e cinto de segurança.Veja se as lâmpadas de controle acendem ao ligar a chave. Aconteceu para um de nós aqui do KmDoze: o carro tem ABS mas a luz no painel não acende. O painel foi aberto por desconfiança, e a lâmpada havia sido retirada. Ao ser colocada uma nova, a surpresa, ela não apagava, porque o cabeamento do abs, da central até as rodas, precisava ser substituído, e custava uma grana preta. O vendedor, desmascarado, acabou deduzindo este custo do valor do carro!!!!
 
6. Deixe seu mecânico de confiança, examinar o veículo.Leve o suspeito para um técnico e peça um exame aprofundado. Mecânicos experientes verão evidências de danos causados pelas inundações e batidas, mais frequentemente do que a maioria dos indivíduos, porque eles sabem exatamente o que procurar. Se o veículo ainda tem uma garantia de carro novo, ela será anulada se o revendedor encontrar evidências de danos causados pelas inundações.
 
7. Não dê chance ao azar.Se você suspeitar que um carro esteve envolvido em uma inundação, desista da compra, rapidamente, mesmo que pareça ser um bom negócio. O dinheiro que pouparia em seu preço de compra irá desaparecer rápido quando você começar a substituição de componentes que falharem e não são cobertos por uma garantia estendida. Procure com mais calma, hoje existem centenas, milhares de carros usados nas lojas de todas as cidades, e um pouco mais de cuidado, podem fazer toda a diferença para seu bolso e sua paz de espírito depois....
 
Se há mais dicas que possam ajudar aos outros leitores, por favor, não se acanhe, e deixe-a nos comentários!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário